A mensagem de Waggoner e Jones

Todos os sermões e livros escritos sobre Waggoner e Jones em português que a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a IASD movimento de reforma escondem de seus membros.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A MENSAGEM DE 1888 ASSINALA UMA NOVA ERA NA PROCLAMAÇÃO DA TERCEIRA MENSAGEM ANGÉLICA




Cuidadoso estudo da instrução dada pelo Espírito de Profecia leva à profunda convicção de que a vinda da mensagem de Justificação Pela Fé, na Assembléia de Minneapolis, foi um sinal da providência de Deus - uma providência destinada a dar início a uma nova era na conclusão de Sua obra. A declaração seguinte, escrita apenas quatro anos após a Assembléia de Minneapolis em 1888, empresta respaldo para esta conclusão:
"O tempo de prova està exatamente diante de nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor que perdoa os pecados. Este é o principio da luz do anjo cuja glória há de encher a Terra." - Review and Herald, 22 de novembro de 1892.
Quase de caráter alarmante são as declarações do parágrafo anterior. Têm imensa importãncia para o trabalho que os adventistas do sétimo dia estão levando a efeito, e são portanto do maior interesse para todos que estão ligados à obra de proclamação da mensagem do terceiro anjo. Reconsideremos o parágrafo de um ponto de vista analítico:
1.0 tempo de prova esta bem próximo de nós.
2.0 alto clamor do terceiro anjo já começou.
3. Teve início na revelação da justiça de Cristo (a mensagem de 1888).
4. Isto assinala o inicio da luz do anjo cuja glória encherá toda a terra.
Os acontecimentos mencionados neste parágrafo são os mesmos trazidos à tona em Apocalipse 18:1, 2: "Depois destas coisas vi descer do Céu outro anjo, que tinha grande autoridade, e a Terra se iluminou com a sua glória. Então exclamou com potente voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestavel."
A explicação desta passagem, dada pelo Espírito de Profecia, devia ser cuidadosamente observada:
"Vi, anjos, no Céu, indo apressadamente de um lado para outro descendo à Terra, e ascendendo de novo ao Céu, preparando-se para a realização de algum acontecimento importante. Vi então outro poderoso anjo comissionado para descer à Terra, a fim de unir sua voz com o terceiro anjo, e dar poder e força à sua mensagem. Grande poder e glória foram comunicados ao anjo, e, descendo ele, a Terra foi iluminada com sua glória. A luz que acompanhava este anjo penetrou por toda parte, ao clamar ele poderosamente, com grande voz. A obra desse anjo vem, no tempo devido, unir-se à última grande obra da mensagem do terceiro anjo, ao tomar esta o volume de um alto clamor. E o povo de Deus assim se prepara para estar em pé na hora da tentação que em breve devem enfrentar. Vi uma grande luz repousando sobre eles, e uniram-se destemidamente para proclamar a mensagem do terceiro anjo." - Primeiros Escritos, pag. 277.
O panorama de eventos apresentados no parágrafo anterior é tão extenso e tão cheio de significado que pode ser de auxílio observar cada acontecimento em separado:
1. Um poderoso anjo desce do Céu à Terra.
2. A obra desse anjo é:
a. Unir sua voz à do terceiro anjo.
b. Dar poder e força à mensagem do terceiro anjo.
3. Grande poder e glória foram comunicados a este anjo:
a. A Terra foi iluminada por sua glória.
b. A luz penetrava por toda parte.
4. A obra desse anjo poderoso surge no tempo certo para unir-se à grande obra da mensagem do terceiro anjo.
5. Como resultado da vinda desse poderoso anjo, a mensagem ganha proporções de um alto clamor.
6. 0 poder que acompanha este anjo poderoso prepara o povo de Deus para permanecer em pé na hora da prova.
7. Esta preparação é reconhecida pelo Céu na concessão de "uma grande luz" que repousa sobre o povo de Deus.
8. A culminação de todos esses eventos é um povo unido, proclamando destemidamente a mensagem do terceiro anjo.
Inseparavelmente ligado a este programa de grandes eventos está a ocorrência da "chuva serôdia" sobre a igreja remanescente. Note-se o parágrafo seguinte:
"Nesse tempo, enquanto a obra de salvação está se encerrando, tribulações virão sobre a Terra, e as nações ficarão iradas, embora contidas para não impedir a obra do terceiro anjo. Nesse tempo a 'chuva serodia', ou o refrigério pela presença do Senhor, virá, para dar o poder à grande voz do terceiro anjo e preparar os santos para estarem de pé no período em que as sete últimas pragas serão derramadas." - Primeiros Escritos, págs. 85, 86.
Isto situa a manifestação da chuva serôdia com o alto clamor, a revelação da justiça de Cristo, e o inundar da terra com a luz da mensagem do Terceiro anjo.
Este é um programa de eventos verdadeiramente emocionantes. Foi esboçado pelo Espírito de Profecia no próprio início do movimento. E então para despertar-nos e impressionar-nos com esse grave significado, uma mensagem por demais solene e impressionante com respeito aos mesmos acontecimentos nos foi dada, seguindo-se à memorável Assembléia de 1888. As seguintes e vitais declarações extraídas dessa mensagem dará ênfase ao assunto em consideração:
1. Um Período de tempo Agitado. "Os dias em que vivemos são agitados e cheios de perigo. Os sinais da vinda do fim dos tempos  se acumulam ao nosso redor, e acontecimentos  sobrevirão  e serão de carater mui terrível, mais do que quaisquer que o mundo já testemunhou."
2. Começa o Alto Clamor. "O tempo de prova já está bem próximo de nós, pois o alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da justiça de Cristo, o Redentor perdoador do pecado. Este é o príncipio da luz daquele anjo cuja glória inundará a Terra inteira."
3. A Pregação Essencial para permanecer de pé no tempo de angústia. "Se quereis permanecer em pé durante o tempo de angustia , deveis conhecer a Cristo e apropriar-vos do dom de sua justiça, que Ele imputa ao pecador arrependido."
4.  A Mensagem  a ser pregada. "Uma obra deve ser realizada na Terra semelhante aquela que teve lugar quando do derramamento do Espírito Santo nos dias dos primeiros discípulos quando pregavam a Jesus e Este crucificado. Muitos se converteram num dia pois a mensagem avançará com poder."
"O tempo que atrai o coração do pecador é Cristo, e Este crucificado. Na cruz do Calvário Jesus Se apresenta revelado ao mundo em amor sem paralelo. Apresentai-O assim às multidões famintas e a luz de Seu amor atrairá homens das trevas para a luz, da transgressão para a obediência e verdadeira santidade. Contemplar a Jesus sobre a cruz do  Calvário desperta a consciência para o caráter odioso do pecado como nada mais poderá fazer."
"Cristo não tem sido apresentado em ligação com uma lei, como um fiel e misericordioso sumo sacerdote, que em todos os pontos foi como nós tentado, mas sem pecado. Ele não tem sido levantado perante o pecador como o divino sacrifício. Sua obra como sacrifício, substituto e segurança, tem sido apenas fria e casualmente tratada; mas é disso que o pecador precisa ter ciência. E Cristo em Sua plenitude como um Salvador perdoador, que o pecador precisa contemplar; pois o amor sem paralelo de Cristo, mediante a agência do Espírito Santo, trará convicção e conversão ao coraçao endurecido."
5. 0 Poder Que Transmite Eficiêcia à Pregação. "A obra do Espírito Santo é imensuravelmente grande. E dessa fonte que poder e eficácia vêm ao obreiro de Deus. E o Espírito Santo é o confortador, como a presença pessoal de Cristo para a alma."
"Quando a Terra for iluminada com a glória de Deus,veremos uma obra semelhante aquela que foi operada quando os discípulos, cheios do Espírito Santo, proclamaram o poder de um Salvador ressurreto."
"A revelação de Cristo pelo Espírito Santo trouxe-lhes [aos discípulos] um senso poderoso de Seu poder e majestade, e eles estenderam as mãos a Ele pela fé, dizendo: 'Eu creio.' Assim foi no tempo da chuva temporã, mas a chuva seródia será mais abundante. O Salvador dos homens será glorificado, e a Terra iluminada com o brilhante resplendor dos raios de Sua justiça." - As cinco citações anteriores são da Review and Herald, de 22 a 29 de novembro de 1892; artigo intitulado "Os Perigos e Privilégios dos Últimos Dias". (Ver apêndice, página 142).
Será visto que todos esses eventos estão intimamente associados para ocorrer no mesmo tempo. Colocados em sua ordem natural, apresentam-se como segue:
1. A revelação e apropriação pela fé da justiça de Cristo.
2. A concessão da chuva serôdia.
3. A concessão de grande poder aos benefeciados.
4. 0 crescimento da mensagem do terceiro anjo que se torna um "alto clamor".
5. A iluminação da Terra com o "brilhante resplendor dos raios de Sua justiça."
É evidente que o ínicio, ou abertura, de todos esses acontecimentos se dá ao mesmo tempo. O aparecimento de um deles é o sinal para o aparecimento de todos.
E observem agora a positiva declaração:
"O alto clamor do terceiro anjo já começou na revelação da Justiça de Cristo, o Redentor que perdoa o pecado. Este é o começo da luz daquele anjo cuja glória encherá toda a Terra." - Review and Herald, 22 de novembro de 1892.
Isto foi declarado em 1892.0 que assinalou a nova revelação da justiça de Cristo e o começo do alto clamor? Como a própria declaração indica, foi a revelação da justiça de Cristo" como estabelecida na Assembléia de Minneapolis.
Agora essas importantes manifestações são ordenadas por Deus para o encerramento de Sua obra na Terra. Quando eles começaram, assinalaram o ponto inicial para essa obra de encerramento. Esse tempo e essa hora foram alcançados em 1888.
Esta é uma tremenda conclusão, mas que outra conclusão se pode alcançar com todas as declarações perante nós? Por que se consideraria incrível tal conclusão? Cremos que a declaração é correta. Temos buscado o seu cumprimento. Nossa espera pelo cumprimento tem sido ansiosa e longa. O cumprimento será testemunhado por alguém. Por que não o veremos e nele estaremos?
Não deveríamos buscar mais séria e zelosamente conhecer o que possa estar impedindo o cumprimento em todo seu poder? E por que não deveríamos orar por um ardente desejo de cooperar plenamente com o Senhor para apressar Sua obra até seu encerramento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário