A MENSAGEM DO TERCEIRO ANJO
Sermão de A. T. Jones, pregado em
18.07, 25.07 e 01.08.1899
LIÇÕES SOBRE FÉ
A PERFEIÇÃO CRISTÃ
"Sede
vós perfeitos." E o hino "Salvo ao Máximo", que acabamos de
cantar, é o fundamento suficiente para o "Portanto, sede vós perfeitos."
Mat. 5:48. Sabeis que tal é a palavra
de DEUS. Sabeis que somos exortados a "prosseguir para a perfeição."
Heb. 6:1. Sabeis que o evangelho, a
própria pregação do evangelho que vós e eu pregamos, é para "apresentar
todo homem perfeito em CRISTO JESUS." Col.
1:28. Então não devemos dizer que a perfeição não é esperada de nós. Ela é
esperada de nós. Deveis esperá-la de vós mesmos. Devo esperá-la de mim mesmo. E
não devo aceitar nada em mim mesmo ou de mim mesmo que não satisfaça em
perfeição o padrão de perfeição que DEUS estabeleceu. O que poderia nos impedir
de alcançar a perfeição do que pensar que ela não é esperada? Digo novamente. O
que possivelmente pode impedir a vós e a mim de atingir a perfeição mais do que
dizermos que não é esperado que sejamos perfeitos?
Então,
como está estabelecido que a Palavra diz que vós e eu devemos ser perfeitos, a
única coisa para vós e eu considerar é o modo. Isto é tudo. Seja firmado por
vós e por mim que a perfeição, nada menos que a perfeição como DEUS a tem
declarado, é para ser esperada de vós e de mim, e que vós e eu não aceitaremos
nada em nós mesmos, no que temos feito, nem em nada sobre nós, que seja um fio
de cabelo a menos da perfeição como DEUS a estabeleceu - que isso seja firmado
por cada um e estabelecido para sempre - então inquiri apenas o modo, e a
coisa será realizada.
Qual
é o padrão, então? Qual é o padrão que DEUS estabeleceu? "Sede vós
perfeitos como é perfeito o vosso PAI que está nos céus." A perfeição de
DEUS é o único critério. E vós e eu devemos nos colocar exatamente lá e ficar
face a face com nós mesmos, sempre demandando de nós mesmos que haja perfeição
tal como a perfeição de DEUS está em nós e que não toleraremos uma partícula de
indulgência, não desculparemos nem justificaremos nada em nós mesmos que seja
no menor grau que aquela perfeição.
Está
claro bastante que não podemos ser perfeitos em grandeza como DEUS é, nem em
onipotência como Ele é, nem em onisciência como é Ele. DEUS é caráter, e é a
perfeição de caráter como o Dele é, que Ele estabeleceu para vós e para
mim ao qual nos ateremos, que somente
devemos esperar e que unicamente devemos esperar em nós mesmos. Então quando é
a própria perfeição de DEUS que vós e eu devemos ter e que somente aceitaremos
de nós mesmos e que sempre nos apegaremos àquela medida, podeis ver
imediatamente que aquilo será para vós e para mim somente nos mantermos
constantemente na presença do juízo de DEUS. Ali é onde cada um de nós é
esperado permanecer, quer sejamos justos ou ímpios. Por que não ficar ali,
então, e fazer quilo? Está declarado que vós e eu devemos permanecer no assento
de julgamento de CRISTO e lá cada um de nós seremos medidos por aquele padrão.
DEUS "tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por
meio do Varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-O dos
mortos." Atos 17:31.
A
ressurreição de CRISTO é a garantia de DEUS para o mundo que todo homem
comparecerá diante do assento de julgamento de CRISTO. Isto está estabelecido.
Vós e eu o esperamos; nós o pregamos; nós o cremos. Então por que não nos
colocarmos ali e permanecer firmemente ali? Por que esperar? Aqueles que
esperam e continuam a esperar não serão capazes de ficar ali. O ímpio não pode
permanecer nesse julgamento, mas aqueles que se colocam diante do assento de
julgamento de DEUS, enfrentando o padrão de julgamento e permanecendo ali
constantemente em pensamento, palavra e ação estão prontos para o juízo a
qualquer momento. Prontos para ele? Eles o têm; eles estão lá; eles são
aprovados por ele; estão convidando o julgamento, e tudo o que o juízo trás;
eles ficam ali esperando ser aprovados, e somente aquele que faz isso está
salvo. A própria bênção que vem naquela coisa e toda a recompensa que qualquer
pessoa necessita ao colocar-se justamente agora diante do assento de
julgamento. E permanecendo ali o que tem a pessoa a temer? Nada. E quando todo
temor é lançado fora, que é aquilo que o faz? O perfeito amor. Mas o perfeito
amor somente pode vir por nós satisfazermos aquele perfeito padrão do
julgamento, no julgamento, e pode ser mantido somente por permanecer ali.
Isso
ficando estabelecido, vamos inquirir o modo - o caminho, isto é tudo. É
declarado, então, que o padrão não é o meu. Pensai nisto! "Sede vós
perfeitos, como é perfeito o vosso PAI que está nos céus." Sua perfeição
é o único padrão. Então de quem é a medida do padrão, a estimativa do padrão, é
a própria pessoa? Não minha. Eu não posso medir a perfeição de DEUS.
Lembrai-vos do verso - talvez vos ocorra neste momento: "Tenho visto um
fim a toda perfeição: mas o teu mandamento é excessivamente amplo." Salmos 119:96.
Nenhuma
mente humana pode medir a perfeição de DEUS. Então está declarado, até aqui,
que devemos ser perfeitos; nossa perfeição deve ser como é a perfeição de DEUS
e de acordo com Sua própria estimativa de Sua própria perfeição. Então isso
coloca inteiramente fora de vós e de mim o plano inteiro e tudo sobre ele e
como fazê-lo. Pois quando não posso medir o padrão, como posso me ater a ele,
mesmo se me fosse dado fazer? Então que fique estabelecido também que quanto ao
praticá-lo, é colocado inteiramente além de vós.
Isto
foi dito há longo tempo, longo tempo atrás: "Na verdade sei que assim é;
porque como se justificaria o homem para com DEUS? Se quiser contender com Ele,
nem a uma de mil coisas poderá responder... Quanto às forças, eis que Ele é o
forte; e, quanto ao juízo, quem me citará com Ele?" Jó 9:2,19.
E
quando eu for pleitear, o que acontece? "Se eu me justificar, minha
própria boca me condenará. Se digo, sou perfeito, então, me declarará
perverso." Jó 9:20. Não há
nenhuma base para justificação.
"Ainda
que eu fosse perfeito, eu não conheceria a minha alma; eu desprezaria a minha
vida." (verso 21). Meu próprio padrão de perfeição, quando colocado na
presença do Seu e visto na Sua luz, estaria tão aquém que eu mesmo desprezaria
meu padrão. "Ainda que me lave com água de neve, e purifique as minhas
mãos com sabão, mesmo assim me submergirás no fosso, e as minhas vestes me
abominarão." Jó 9: 30,31.
Isso
é tão perto como podemos chegar do padrão de perfeição, se nos fosse dado
fazer. Então abandonemos para sempre toda idéia que a perfeição é algo que
devemos realizar. A perfeição é aquela à qual devemos nos ater, nada mais do
que isso. DEUS o espera, e Ele fez provisão para isso. É para isto que fomos
criados. O único objetivo de nossa existência é ser exatamente aquilo -
perfeito com a perfeição de DEUS. E lembremos que devemos ser perfeitos com
Seu caráter. Seu padrão de caráter deve ser o nosso. Sim, o Seu próprio caráter
deve ser o nosso. Não devemos fazer um caráter como aquele. É o próprio caráter
de DEUS que deve ser o nosso. E isto somente é a perfeição cristã.
Agora
que devemos ter aquele caráter, a história toda é dita em três textos. O
primeiro está no primeiro capítulo de Efésios,
começando com o terceiro verso a fim de corretamente pegar a história no quarto
verso:
"Bendito
o DEUS e PAI de nosso SENHOR JESUS CRISTO, o qual nos abençoou com todas as
bênçãos espirituais nos lugares celestiais em CRISTO, como também nos elegeu
Nele antes da fundação do mundo [agora notem que Ele nos escolheu; este é o
objetivo que Ele teve antes da fundação do mundo, em escolher a vós e a mim, e
trazer-nos a esta hora. Enfrentemos a questão], para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante Dele em amor." Efésios
1: 3,4.
Esse
é Seu único pensamento com respeito a nós. Isto é para tudo que fomos feito;
isto é tudo para que existimos. Então uma outra palavra exatamente ali: Uma vez
que isto é assim, por que não o enfrentamos? Por que não vamos exatamente
enfrentar o objetivo de nossa existência e sermos santos e irrepreensíveis
diante Dele em amor?
O
próximo texto é Col. 1:19-22:
"Porque foi do agrado do PAI que toda plenitude Nele habitasse e que,
havendo por Ele feito a paz pelo sangue da Sua cruz, por meio Dele
reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como
as que estão nos céus. A vós também, que noutro tempo éreis estranhos e inimigos
no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo, vos reconciliou no
corpo da Sua carne, pela morte, para, perante Ele, vos apresentar santos, e
irrepreensíveis, e inculpáveis."
Primeiro,
Ele nos fez para aquele propósito. Pelo pecado estávamos inteiramente desviados
daquele propósito, o propósito completo estava frustrado, mas Ele suportou a
cruz. Agradou ao PAI assim fazer e agradou a CRISTO assim fazer, para que o Seu
propósito original pudesse ser cumprido. O ponto é, que por meio de Sua cruz
Ele nos reconciliou, a fim de que Seu propósito original pudesse ser satisfeito
em nós - o propósito que Ele teve antes da fundação do mundo, que fôssemos
santos e sem mancha diante Dele em amor. O sangue de CRISTO, a reconciliação
de paz que é trazida ao mundo por meio de JESUS CRISTO, é a fim de que Ele
possa nos apresentar santos - para que Ele possa fazer aquela própria coisa que
Ele tinha em mente antes da fundação do mundo - para que Ele pudesse apresentar
a vós e a mim "santos e irrepreensíveis e inculpáveis diante de Sua vista."
O
caminho para a perfeição cristã é o caminho da cruz, e não há outro caminho.
Quero dizer que não há outro caminho para vós e para mim. O caminho para nos
trazer a perfeição, o único caminho, foi pelo caminho da cruz. JESUS veio desse
modo e trouxe a perfeição, e o único caminho para nós conseguirmos a perfeição
é pelo caminho da cruz. Ele fez provisão para que Ele próprio fizesse aquilo;
nós não chegamos à perfeição em absoluto, pelo praticar.
Agora
notem (Efésios 4:7-13) o que
realmente é feito nisto, quão completamente Ele supriu a necessidade.
"Mas
a graça foi dada a cada um de nós, segundo a medida do dom de CRISTO." Não
penseis. O que o dom de CRISTO fez, até aqui em nosso estudo? Ele "fez a
paz através do sangue de Sua cruz," e reconciliou todos com DEUS. E o dom
fez isto para nos tornar o que, antes da fundação do mundo? Ele designou que
fôssemos - "santos e irrepreensíveis e inculpáveis à Sua vista". Esta
é a medida do dom de CRISTO nesta coisa. E o dom cumpriu o propósito para todos,
tanto que abriu o caminho para todos. E para cada um de nós, justamente agora,
é dada a graça de acordo com a mesma medida. Então o que a cruz nos trouxe e
colocou ao nosso alcance, a graça de DEUS nos dá e cumpre em nós.
Agora
leiamos adiante e vereis que isto é tudo assim, exatamente na própria palavra
perfeição: "A cada um de nós é dada a graça de acordo com a medida do dom
de CRISTO. Por esse motivo Ele disse que quando ascendesse ao céu, levaria
cativo o cativeiro e daria dons aos homens. E Ele deu alguns para apóstolos e
alguns para profetas e alguns para evangelistas e alguns para pastores e
ensinadores." Para que? "Para o aperfeiçoamento dos
santos." Irmãos, quando aqueles
dons são dados para aquele propósito, o que estamos fazendo quando não
enfrentamos o fato e não sentimos falta dos dons e não oramos pelos dons e não
recebemos os dons que realizam aquele propósito? O que estamos fazendo de outro
modo?
"Para
o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério. ATÉ" - dado para
um objetivo; trazido a nós para um propósito, um definido, distinto, definido
propósito e ATÉ que aquele propósito seja realizado. É dado "para o aperfeiçoamento dos santos" e é dado
"até que cheguemos todos na unidade da fé e do conhecimento do Filho de
DEUS, ao homem perfeito, na medida da estatura da plenitude de CRISTO."
Assim,
a perfeição é o único alvo. O padrão de DEUS é o único, "Sede vós
perfeitos como é perfeito o vosso PAI que está no céu." Não podemos
medi-lo e não podemos nos ater a ele, e foi-nos dado para fazer. É o objetivo
de nossa criação, e quando aquele objetivo foi frustrado pelo pecado, Ele
tornou-o possível a todos pelo sangue de Sua cruz e torna-o certo a todo crente
pelos dons do ESPÍRITO SANTO.
Então
novamente pergunto, Porque constantemente não encaramos a perfeição cristã e
não aceitamos nada de nós mesmos, mas aquilo?
O
verso 24 de Judas se liga diretamente
com o que lemos e dissemos, "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar
de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a Sua
glória, ao único DEUS, Salvador nosso, por JESUS CRISTO, nosso SENHOR, seja
glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para
todo o sempre."
Ele
nos escolheu antes da fundação do mundo, "para que sejamos santos e
irrepreensíveis diante Dele em amor." Pela cruz Ele tornou possível a cada
alma, mesmo quando pelo pecado tínhamos perdido toda chance. E pela cruz Ele
trouxe o direito de "apresentar-vos santos e irrepreensíveis e inculpáveis
à Sua vista." O direito de fazer isto pertence somente a Ele. Vós e eu não
poderíamos fazê-lo se fosse-nos dado fazê-lo, mas o direito de fazê-lo não
pertence a nós. Quando o perdemos, nada senão a cruz de CRISTO podia
restaurá-lo. E ninguém podia pagar o preço do Calvário senão JESUS que o
pagou. Então tão certo como somente Ele que pagou o preço poderia pagá-lo, que
pode nos trazer aquilo, tão certamente o direito pertence somente a Ele pelo
direito da cruz do Calvário. E ninguém que não suportou a literal cruz do
Calvário pode jamais ter qualquer direito de tomar aquela tarefa de realizá-lo.
Somente Ele suportou a cruz; a Ele somente pertence a tarefa. E ali permanece a
palavra: Ele "é capaz". Ele "é capaz... de apresentar-vos
irrepreensíveis diante da presença de Sua glória." Ele que foi capaz de
suportar a cruz é apto para realizar tudo que a cruz tornou possível. Assim Ele
"é capaz... de apresentar-vos irrepreensíveis diante da presença de Sua
glória com excessiva alegria" - Quando? Esta é a questão. Quando?
[Vozes;
"Agora."]
Precisamente.
Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele é capaz exatamente agora como foi
no passado ou como sempre será.
Ainda
mantende na mente que é sempre verdadeiro que unicamente pelo caminho da cruz
que a perfeição vem para vós e para mim exatamente agora e para sempre.
Estudemos a Palavra para que possais ver isto. Leiamos Romanos 5: 21, e então olhemos através do sexto capítulo, que é
ocupado com esta história única. Os últimos dois versos de Romanos 5, dizem: "Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse;
mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça
para a vida eterna, por JESUS CRISTO, nosso SENHOR." Rom. 5: 20,21.
Ora,
a comparação ou melhor o contraste - pois é uma comparação que redunda em
contraste - "como" e "também". "Como o pecado
reinou". Sabeis como o pecado reinou. Todos aqui sabem como o pecado tem
reinado, alguns podem saber mesmo ainda como ele reina. Quando o pecado
reinou, o reino foi absoluto, tal que era mais fácil fazer o mal do que fazer o
bem. Ansiamos praticar o bem, "Porque não faço o bem que quero, mas o mal
que não quero, esse faço." Rom.
7:19. Este é o reino do pecado. Então quando o pecado reinava, era mais fácil
fazer o errado do que fazer o certo.
"Também
a graça reinasse pela justiça." Quando a graça reina, é mais fácil fazer o
certo do que fazer o errado. Essa é a comparação. Notai: Como o pecado reinou,
também a graça reina. Quando o pecado reinou, ele reinou contra a graça; ele
derrotou todo poder da graça que DEUS tinha dado, mas quando o poder do pecado
é quebrado e a graça reina, então a graça reina contra o pecado e derrota todo
poder do pecado. Assim é tão literalmente verdadeiro que sob o reino da graça
é mais fácil fazer o bem do que fazer o
mal, como é verdeiro que sob o reino do pecado é mais fácil fazer o errado do
que fazer o certo.
Assim
então o caminho está claro, não está? Sigamos aquele caminho. "Para que,
assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para
a vida eterna, por JESUS CRISTO, nosso SENHOR. Que diremos, pois?
Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?"
[Vozes:
"Que DEUS nos livre."]
Dizeis,
"Que DEUS nos livre." Isto é certo. E agora DEUS colocou Sua
proibição e vós a endossastes, contra pecar para que a graça possa abundar.
Então não tem DEUS colocado Sua proibição contra o pecado em absoluto? Vós
endossastes aquilo? Colocastes o vosso endosso sobre a proibição de DEUS para
que não pequeis em absoluto sob o reino da graça?
[Vozes:
"Sim."]
Então
não pretende DEUS que vós e eu sejamos guardados de pecar? E quando sabemos que
Ele assim quer, então podemos confiantemente esperá-lo. Se não esperamos isto,
nunca será feito.
Então
o primeiro verso de Romanos 6 mostra
que DEUS pretende que sejamos guardados de pecar, não é?
O
que diz o segundo verso? "Nós que estamos mortos para o pecado, como
viveremos ainda no pecado?" Bem, como viveremos? Então o que pretende este
verso? Que absolutamente não continuemos em pecado. Então estando morto traz o
funeral. Sepultados como JESUS pelo batismo na morte e ressurretos para andar
em novidade de vida. "Sabendo isto, que o velho homem está crucificado
com Ele, para que o corpo do pecado possa ser destruído, a fim de que não mais
sirvamos ao pecado." Ali está o caminho aberto diante de nós, e é o
caminho da cruz.
Agora
notai três coisas ali: Sabendo isto, que nosso velho homem está crucificado com
JESUS. Para que? "Para que o corpo do pecado possa ser destruído." E
para que é isto? "Para que doravante não mais sirvamos ao pecado." A
menos que o corpo do pecado seja destruído, nós serviremos ao pecado. A menos
que o velho homem esteja crucificado, o corpo do pecado não está destruído.
Então o caminho para ser guardado de pecar é o caminho da crucificação e destruição.
A
única questão, então, para cada um de nós a afirmar é, É preferível que eu seja
crucificado e destruído do que pecar? Se convosco está estabelecido para sempre
que preferireis ser crucificados e destruídos neste momento do que pecar, vós
jamais pecareis. "Crucificados com Ele, para que o corpo do pecado possa
ser destruído, para que doravante não mais sirvamos ao pecado." Então a
libertação do serviço do pecado jaz unicamente através da crucificação e destruição.
Escolheis o pecado ou escolheis a crucificação e destruição. Escolhereis a
destruição e escapareis do pecado? Ou escolhereis o pecado e a destruição
também? Esta é a questão. Não é uma alternativa. Aquele que foge da destruição,
para escapar da destruição, encontra a destruição. Aquele que escolhe a
destruição escapa da destruição.
Bem,
então, o caminho da destruição pela cruz de CRISTO é o caminho da salvação para
vós e para mim. JESUS CRISTO foi para a destruição sobre a cruz para trazer a
salvação a vós e a mim. Daremos destruição por salvação? Dareis vós? Qualquer
pessoa que a fixar e segurar em suas mãos como uma proclamação eterna, que der
a destruição, cada momento de sua vida, pela salvação, nunca lhe faltará a
salvação.
Mas
é aí onde vem a dificuldade. A destruição não é agradável; não é fácil - isto
é, ao velho homem. Para a escolha natural, não é fácil ser destruído, mas para
aquele que o faz, é fácil. É fácil quando é feita e é fácil continuá-la para
sempre quando está feita.
Quando
é que devemos fazer isto? Quando é que Ele nos apresenta irrepreensíveis diante
da presença de Sua glória? Agora. E o único caminho é o da destruição. Agora é
o tempo para escolher a destruição. Agora é o tempo para eternamente vos
entregardes à destruição. Mas se me detenho, se recuo da destruição, então do
que estou recuando? Da salvação. Pois "nosso velho homem está crucificado
com Ele, para que o corpo do pecado possa ser destruído, para que doravante não
mais sirvamos ao pecado."
Então
se enfrento alguma experiência que me pressiona, a qual parece como destruição,
está tudo bem; pois a destruição é o que escolhi, para que eu possa não servir
ao pecado. Tal rendição traz contentamento para a vida, pois a alegria, a paz
duradoura, e a satisfação de ser guardado de pecar valem toda a destruição que
pode vir a vós e a mim. Vale a pena. Portanto, não é uma barganha severa a ser
feita; é a maior que jamais veio aos homens.
A
crucificação, a destruição, e então doravante não servir ao pecado - ali,
então, está o caminho da perfeição cristã. Por que? "Pois aquele que está
morto, está livre do pecado." Rom.
6:7. Graças ao SENHOR, aquele que está morto está liberto do pecado. Então a
única questão que pode vir em minha vida e na vossa é, Estou morto? E se não
estou morto e algo ocorre que me mata, a libertação do pecado é a única
conseqüência; e isto vale tudo quanto custa.
Vejamos
também o próximo verso: "Ora, se estivermos mortos com CRISTO, cremos que
também viveremos com Ele." O primeiro verso pretende que seremos libertos
do pecado. O segundo verso pretende a mesma coisa. O sexto verso diz que
doravante não mais servimos ao pecado; o sétimo verso diz que aquele que está
morto está livre do pecado; o oitavo verso diz que se estivermos mortos com
CRISTO, também viveremos com Ele. Onde vive JESUS - em justiça ou em pecado?
[Vozes:
"Em justiça."]
Muito
bem. Então está claro que o primeiro, o segundo, o sexto, o sétimo e o oitavo
versos do sexto capítulo de Romanos
todos pretendem que sejamos guardados de pecar.
E
sobre o verso nono? "Sabendo que, havendo CRISTO ressuscitado dos mortos,
já não morre; a morte não mais terá domínio sobre Ele." Como foi que a
morte teve domínio sobre Ele? Por causa do pecado - não o Dele próprio, mas os
nossos, pois Ele foi feito "para ser pecado por nós, Ele que não tinha
nenhum pecado." Então a morte não mais tem domínio sobre JESUS. Ele
obteve vitória sobre o pecado e todas as suas conseqüências para sempre. Então
o que é que diz esse verso para vós e para mim? Estamos ressuscitados com Ele.
"Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto
a viver, vive para DEUS." Então ambos os versos nono e décimo também
pretendem que sejamos guardados de pecar.
O
verso 11: "Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas
vivos para DEUS, em CRISTO JESUS, nosso SENHOR. Não reine, portanto, o pecado
em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências." E
então novamente DEUS pretende que não pequemos.
"Nem
tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de
iniquidade; mas apresentai-vos a DEUS, como vivos dentre mortos, e os vossos
membros a DEUS, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio
sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." O reino
da graça eleva a alma acima do pecado, mantém a alma lá, reina contra o poder
do pecado, e liberta a alma de pecar.
"Pois
quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo
nenhum!" Assim, desde o primeiro verso até o 14º de Romanos 6, ali é pregado, repetidas vezes, a libertação do pecado e
de pecar. Isto é ótimo, mas há algo mais ainda além disso. "Prossigamos
para a perfeição."
Lede:
"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servo para lhe obedecer,
sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da
obediência para a justiça?" (verso 16). Libertos do poder do pecado, a
quem vos entregastes? A DEUS. Então sois Seus servos, libertos ao serviço da
justiça. DEUS não pretende que haja uma vida nula ao guardar-nos de pecar. Ele
tenciona que haja serviço inteligente, ativo e que somente a justiça seja o
resultado. É uma grande coisa maravilhosa ser liberto do pecado e ser guardado
de pecar; é outra grande coisa maravilhosa sermos feitos servos da justiça para
que nosso serviço seja para justiça.
Portanto,
que toda alma exclame: "Mas graças a DEUS que, tendo sido servos do
pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E,
libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Graças a DEUS por isto!
Ele diz que vós sois, e quando Ele diz que sois, assim é. Agradecei-O por isto.
Agradecei a DEUS por estardes libertos do pecado, e agradecei ao SENHOR porque
sois servos da justiça. Ele assim vos fez, pois assim Ele diz.
Mas
isto não é tudo ainda. "Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne;
pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia
e à maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros para
servirem à justiça para a santidade. Porque, quando éreis servos do pecado,
estáveis livres da justiça." O SENHOR nisto apela para vossa e minha
experiência. "Quando éreis servos do pecado, estáveis livres da
justiça." Sabeis que aquilo é assim. Tomai agora o complemento daquilo:
"E que fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais?
Porque o fim delas é a morte. Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos
de DEUS, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna."
Não
somos os servos do pecado, livres da justiça, mas somos os servos da justiça,
libertos do pecado. Quando me demorei sobre isto e o SENHOR alimentou minha
alma sobre todo este assunto, lembrei-me de repente de uma expressão do livro
de Milton onde ele fala dos cânticos dos anjos como notas musicais de
"doçura rítmica longamente prolongada". O sexto capítulo de Romanos é uma dessas notas musicais de
doçura rítmica longamente prolongada.
Ele
começa com libertação do pecado; isto é uma grande coisa. Depois disso,
libertação de pecar, e isto é uma grande coisa. Depois disso, servos da
justiça, e isto é uma grande coisa. Depois disso, para a santidade, e isto é
uma grande coisa. E sobre tudo, o fim, a vida eterna, e isto é uma grande
coisa. Não é isto uma nota musical, do livro do SENHOR, de doçura rítmica
longamente prolongada? Oh, recebei-o, permanecei nisto, captai os doces sons, e
deixai-os permanecer na alma dia e noite. Isto faz bem à alma.
E
ali está o caminho para a perfeição cristã. É o caminho da crucificação, para
destruição do corpo do pecado, para a libertação de pecar, para o serviço de
justiça, para a santidade, para a perfeição em JESUS CRISTO pelo ESPÍRITO
SANTO, para a vida eterna.
Olhemos
novamente para a declaração que os dons são para o aperfeiçoamento dos santos,
"até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de
DEUS, para o homem perfeito, para a medida da estatura da plenitude de
CRISTO." Há o modelo. O modo como CRISTO veio a este mundo de pecado e em
carne pecaminosa - vossa carne e a minha, carregado com os pecados do mundo, o
caminho que Ele andou em perfeição e para perfeição, é o caminho estabelecido
diante de nós.
Ele
foi nascido do ESPÍRITO SANTO. Em outras palavras, JESUS CRISTO nasceu de novo.
Ele veio do céu, primogênito de DEUS, para a terra, e nasceu novamente. Mas
tudo na obra de CRISTO vai em oposição a nós: Ele, o sem pecado, foi feito para
ser pecado, a fim de que pudesse ser feita a justiça de DEUS Nele. Ele, o
Vivente, o Príncipe e Autor da vida, morreu para que pudéssemos viver. Ele
cujas saídas foram desde os dias da eternidade, o primogênito de DEUS, nasceu
de novo a fim de que pudéssemos nascer novamente.
Se
JESUS CRISTO nunca tivesse nascido de novo, poderíamos vós e eu sermos nascidos
novamente? Não. Mas Ele nasceu de novo, do mundo da justiça para o mundo do
pecado; para que Ele pudesse nascer novamente do mundo do pecado para o mundo
da justiça. Ele nasceu de novo e foi feito participante da natureza humana,
para que pudéssemos nascer novamente e assim feitos participantes da natureza
divina. Ele nasceu novamente, para a terra, para o pecado, e para o homem,
para que pudéssemos nasceu de novo para o céu, para a justiça e para DEUS.
O
Irmão Covert diz que isto nos torna como irmãos. Certamento isso nos faz como
irmãos. E Ele não Se envergonha de nos chamar Seus irmãos, também.
Então
Ele nasceu de novo, pelo ESPÍRITO SANTO, pois está escrito e foi dito para
Maria, "O ESPÍRITO SANTO descerá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te
cobrirá com a Sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será
chamado Filho de DEUS."
JESUS,
nascido do ESPÍRITO SANTO, nasceu de novo, cresceu "em sabedoria e
estatura", para a plenitude da vida e do caráter no mundo, para onde Ele
podia dizer a DEUS, "Eu Te glorifiquei na terra; terminei a obra que Me
deste para fazer." O plano e a mente de DEUS Nele tinha atingido à
perfeição.
JESUS,
nascido de novo, nascido do ESPÍRITO SANTO, nascido da carne e sangue, como
fomos, o Capitão de nossa salvação, foi "tornado perfeito por meio do
sofrimento." Pois "embora Ele
fosse Filho, mesmo assim aprendeu Ele a obediência pelas coisas por quais
sofreu; e sendo tornado perfeito, Ele tornou-Se o autor da eterna salvação para
todos os que Lhe obedecem." Heb.
2:10; 5:8,9. JESUS assim foi para a perfeição na carne humana, através do
sofrimento; porque é num mundo de sofrimento que nós na carne humana devemos
alcançar a perfeição.
E
enquanto crescia o tempo todo, Ele foi perfeito o tempo todo. Vedes isto? Ali é
onde muitas pessoas concebem mal o pensamento todo da perfeição cristã - elas
pensam que o ponto final é a única medida de perfeição. Está no plano de DEUS,
mas o ponto final não é alcançado no início. Olhai novamente para o capítulo
quarto de Efésios. Isto é uma sugestão,
lançada a vós e a mim, como podemos atingir a essa perfeição, "a medida da
estatura da plenitude de CRISTO." Leio o 13º verso junto com os versos
14-16: "Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do
Filho de DEUS, a varão perfeito, à medida da estatura completa de CRISTO, para
que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de
doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo Naquele que é a cabeça,
CRISTO."
Isto
deve ser realizado em vós e em mim por meio do crescimento; mas pode não haver
crescimento onde não há vida. Isto é crescimento no conhecimento de DEUS,
crescimento na sabedoria de DEUS, crescimento no caráter de DEUS, crescimento
em DEUS; portanto, isto pode ser somente pela vida de DEUS. Mas essa vida é
plantada no homem no novo nascimento. Ele é nascido de novo, nascido do
ESPÍRITO SANTO; e a vida de DEUS é plantada ali, para que "possa crescer
Nele" - em quanto? "Em todas as coisas."
Lembrai-vos
que "o reino do céu é semelhante ao homem que semeou a boa semente em seu
campo." E "a semente é a palavra de DEUS." A semente é plantada.
Ele compreende que noite e dia ela cresce, não sabe como. Mas essa semente é o
quê? Ele é perfeita, pois DEUS a fez. Ela brota agora. O que é o broto?
[Congregação:
"Perfeito, também."]
É
isto?
[Vozes:
"Sim."]
Mas
não é uma cabeça de grão. Não é um talo cheio e forte. É um mero broto rompendo
através do solo. Mas o que é? Não é perfeito?
[Congregação:
"Sim."]
De
acordo com a medida de seu progresso ele é tão perfeito naquele ponto como será
quando seu curso tiver terminado, no ponto de maturidade. Não vedes? Que essa concepção errônea não mais
permaneça. Fora com ela!
Quando
esse broto surge através do solo, inclinai-vos para olhá-lo. É uma coisa a ser
admirada. É atrativo, porque é perfeito. É uma folha de grama tão perfeita
como nunca apareceu na terra, mas é uma mera coisa delgada, mal e mal rompendo
através do solo. Isto é tudo o que é, mas é perfeito. É perfeito porque é como
DEUS o fez. DEUS é o único que tem a ver com aquilo. Não vedes? Está tudo bem.
Assim vós e eu, nascidos de novo daquela boa semente da palavra de DEUS -
nascidos pela palavra de DEUS e pelo ESPÍRITO SANTO, nascidos da semente
perfeita - quando aquela semente brota e cresce e começa a aparecer entre os
homens, as pessoas vêem as características de CRISTO. E o que é Ele? Perfeito.
Então o que é o cristão exatamente ali?
[Congregação:
"Perfeito."]
Se
formos nascidos de novo pelo poder de JESUS CRISTO, e o próprio DEUS dirige a
obra, o que será que aparece? Será perfeito. E essa é a perfeição cristã
naquele ponto. JESUS CRISTO vos apresenta santos, sem defeito, irrepreensíveis,
diante do trono naquele ponto.
Aquele
broto cresce e se apruma acima do solo, então outra folha brota. Há duas delas,
e cada uma é tão elegante como a outra. A terceira aparece. É agora um talo, e
ainda cresce. Agora apresenta-se outro quadro junto com o primeiro. Outro
quadro sem dúvida, mas não mais perfeito que antes. Está perto da suprema
perfeição, mais perto do divino propósito realizado, mas embora mais próximo da
última perfeição, não é mais perfeito agora do que era quando rompia através
do solo.
No
tempo o broto cresce até sua estatura completa. A cabeça está inteiramente
formada. A florescência aparece sobre ela. É mais lindo por causa da flor. E
finalmente aparece a cabeça cheia de grão, perfeita; e os grãos do trigo, cada
um perfeito. A obra, a obra de DEUS está terminada nele. É perfeita. Atingiu a
perfeição de acordo com a mente divina quando DEUS a iniciou.
Essa
é a perfeição cristã. Vem através do crescimento. Mas o crescimento pode ser
somente pela vida de DEUS. E a vida de DEUS sendo a origem, pode crescer apenas
de acordo com a ordem divina. Somente DEUS pode dar forma ao crescimento.
Somente Ele conhece, em perfeição, o padrão. CRISTO é o padrão. DEUS conhece
perfeitamente o padrão, e Ele pode fazer-nos crescer em perfeição de acordo com
aquele padrão, porque o mesmo poder, a mesma vida, está nesse crescimento que
estava no crescimento do padrão original, JESUS CRISTO.
E
quando JESUS começou, em Seu nascimento, como uma criancinha na carne humana e
cresceu e terminou a obra que DEUS Lhe tinha dado para fazer, assim vós e eu,
nascidos de novo, crescendo Nele em todas as coisas, chegamos presentemente ao
dia quando nós, como fez JESUS, diremos e diremos em justiça, "Tenho Te
glorificado sobre a terra: terminei a obra que me deste para fazer." Pois
está escrito, "Nos dias da voz do sétimo anjo, quando começar a soar, o
mistério de DEUS deve ser terminado." Estamos naquele dia. Temos o mistério
nos entregue para dar ao mundo. É para ser terminado para o mundo, e é para ser
terminado naqueles que o têm.
Mas
qual é o mistério de DEUS? "CRISTO em vós, a esperança da glória."
"DEUS ... manifesto na carne." Então nestes dias aquele mistério deve
ser concluído nos 144.000. DEUS opera na carne humana. DEUS sendo manifestado
na carne humana, em vós e em mim, deve ser terminado. Sua obra sobre vós e eu
deve estar concluída. Devemos ser perfeitos em JESUS CRISTO. Por meio do
ESPÍRITO devemos chegar ao homem perfeito, à medida da estatura da plenitude
de CRISTO.
Não
vale a pena tê-lo? Não é o caminho do SENHOR o bom caminho para a perfeição?
Oh, então, "deixando os rudimentos da doutrina de CRISTO, prossigamos até
a perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras
mortas e de fé em DEUS, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e
da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno." Ele nos libertou do
fundamento instável que tínhamos quando em pecado. Que o único fundamento seja
o do serviço da justiça para a santidade e no fim, a vida eterna.
E
para cada alma que enfrentará o julgamento e se mantenha na presença do
Julgamento, entregando-se à crucificação e destruição, aquela coisa será
realizada no próprio modo de DEUS e no curto tempo no qual Ele prometeu
levar-nos à justiça. Então é unicamente DEUS, a estimativa de DEUS. Seu padrão,
e CRISTO o modelo, e Sua a obra, sempre, em todas as coisas, em todo lugar e
para sempre! Então tende bom ânimo. Que CRISTO seja o primeiro, o último, e
todo tempo.
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