A MENSAGEM DO TERCEIRO ANJO
Sermão de A. T. Jones, pregado em 29.03.1903
General Conference Bulletin 1903
O QUE SIGNIFICA SER MEMBRO DA IGREJA
"CRISTO amou a igreja, e a Si mesmo Se
entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela
palavra, para a apresentar a Si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga,
nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Efésios 5: 25-27.
Essa,
como diz a palavra, é a igreja que CRISTO apresentará a Si mesmo quando Ele
vier. JESUS amou essa igreja, a igreja, e deu-Se por ela; e quem quer que for
dessa igreja quando ela for a igreja gloriosa, não tendo mancha ou ruga ou
qualquer dessas coisas, deve amar a igreja, e dar-se por ela.
Essa
é a igreja pela qual DEUS dará Sua última mensagem a este mundo "nesta
geração". Mas DEUS não pode ter essa igreja pela qual Ele possa dar aquela
mensagem, até que DEUS encontre um povo que amará a igreja e dar-se-á por ela.
Isto
está na filosofia das coisas também; pois não está escrito, "Que essa
mente esteja em vós, a qual também esteve em CRISTO JESUS"? E quando essa
mente NEle O levou a amar a igreja, e a dar-Se por ela, o que essa mente fará
em qualquer outra pessoa? Não preciso me deter mais sobre isto.
A
igreja é o corpo de CRISTO no mundo. É JESUS manifestado no mundo. E essa
igreja, sendo Seu corpo, sendo Ele mesmo manifestado, amar essa igreja e dar-me
por ela, não é nada menos, e não pode ser nada mais, do que amá-la e dar-me por
JESUS.
Ser
membro nessa igreja, então, vem não por pertencer à igreja, a fim de pertencer
a CRISTO, mas pertencer a CRISTO, a fim de pertencer à igreja. E a diferença
entre estas duas coisas é a diferença entre o mistério de DEUS e o mistério da
iniquidade. O mistério da iniquidade exalta a forma, o nome, a idéia, da
igreja, e então chama, e arrebata, e força, todo o mundo para dentro daquela
igreja, a fim de que ela possa ser o que o mistério da iniquidade designa, -
não para salvação, pois a salvação não está nela; não para a justiça, pois a
justiça não está nela. As pessoas são as mesmas de antes, embora elas portem um
nome diferente. Eles se conformam a diferentes formas de coisas do que faziam
antes; mas no caráter, na vida, em tudo aquilo que eles sempre foram, eles são
os mesmos como se eles não fossem membros da igreja em absoluto.
Mas
a igreja, a igreja de CRISTO, é Ele mesmo manifestado. Portanto, para pertencer
a esta igreja devemos primeiro pertencer a Ele. E pertencer a esta igreja
depende inteiramente de sermos membros de JESUS. E estarmos nesta igreja
depende totalmente de estarmos em CRISTO. Então, quando entramos na igreja ao
entrarmos NEle, e estar na igreja ao estar NEle, isto nos torna uma nova
pessoa. Isso muda o indivíduo num outro homem. Isto o torna cristão, tal como
CRISTO, CRISTO manifesto.
Então
precisamos examinar-nos diariamente, cada um por si mesmo, e perguntar,
"Sou membro da igreja? Não porque estou arrolado nos livros da igreja.
Não. Sou um membro da igreja porque me uni à igreja, e esta é minha
dependência? Mas, sou membro da igreja porque meu nome está no livro da vida?
Sou um membro da igreja porque dei-me para CRISTO, e pertenço a Ele, e vivo e
me movo e tenho meu ser NEle?" Tais como estes são os únicos membros da
igreja que existe sobre esta terra. Não importa quanto tenhamos nosso nome no
livro da igreja, nem quanto tempo temos sido membros da igreja por unirmo-nos
ao que é uma idéia da igreja na forma, uma coleção de indivíduos. Não importa
quanto tenhamos feito aquilo, nem por quanto tempo tenha sido feito, nunca
seremos membros da igreja dessa forma.
E
embora possa acontecer que a oportunidade ou circunstâncias impeçam vosso nome
de estar em qualquer livro sobre a terra, ou em qualquer coleção de indivíduos
sobre a terra, mesmo assim se estais unidos a JESUS, e viveis NEle, sois membro
da igreja, embora sejais a única alma sobre a terra. Esta é a única verdadeira
qualidade de membro da igreja de CRISTO, e o único modo de ser membro na igreja
de CRISTO.
CRISTO
amou a igreja, e deu-Se por ela, para que Ele a pudesse santificar e limpar com
a lavagem da água pela palavra; a fim de que Ele pudesse, apresentá-la para Si
mesmo uma igreja gloriosa, não tendo nenhuma mancha ou ruga e coisa semelhante;
mas que ela fosse santa e sem defeito. Portanto, essa mesma mente deve estar em
todos, a fim de que sejamos cristãos. A única coisa para fazermos é amar a
igreja, e dar-nos por ela, para que possamos ser santificados e limpos com a
lavagem da água pela palavra, para que sejamos apresentados a JESUS, uma igreja
gloriosa, não tendo nenhuma mácula ou ruga e coisa semelhante.
CRISTO
amou a igreja e deu-Se por ela. Estamos familiarizados com o pensamento que
CRISTO "me amou e deu-Se por mim." E lemos nisso com outras
escrituras ao mesmo propósito, que, em amar-me e dar-Se por mim, Ele me amou e
deu-Se para mim.
É
o mesmo com a igreja. Ele amou a igreja, e deu-Se em favor da igreja; e ao amar
a igreja, e dar-Se pela igreja, Ele tem amado a igreja, e dado a Si mesmo para
a igreja. Então quando eu, a partir DEle, com Sua mente, e por intermédio DEle,
amei a igreja, e dei-me por ela, eu amo a igreja, e dou-me para ela, tal que eu
literalmente pertenço à igreja.
Umas
poucas palavras sobre isto. É uma expressão comum, "Tal e tal pessoa
pertence à igreja," "Eu pertenço à igreja." A questão para
perguntamos hoje é, Pertenço à igreja, ou pertenço ao mundo? Pertenço a mim
mesmo, ou ao mundo; ou sou possuído, dominado e mantido pela igreja, tal que eu
literalmente pertenço à igreja? Tenho eu me entregado à igreja? a CRISTO?
Essa
é a espécie de igreja que JESUS deixou quando Ele foi embora, ou pelo menos,
que Ele tinha em poucos dias depois, quando Ele outorgou o ESPÍRITO SANTO, esse
é o tipo de igreja, em outras palavras, que JESUS enviou ao mundo para começar
Sua grande obra sobre a terra. E aquela igreja
desse tipo pequena em número alcançou o mundo com a mensagem de CRISTO
naquela geração, que tinha passado a metade quando eles começaram. Não é uma
questão de números, nem do tamanho do mundo, nem nada desse tipo que devemos
considerar hoje ao dar esta mensagem ao mundo. A única coisa para
considerarmos é isto, Todos os ASDs [Laodicéia o Remanescente] pertencem à
igreja? Estabelecida esta questão, com os 75.000 ASDs hoje [em 1903], - que
esses 75.000, cada um, individualmente, por si mesmo, pertença à igreja, - o
problema mais fácil que jamais poderia ocorrer na terra seria dar a mensagem do
terceiro anjo nesta geração.
Havia
120 cristãos para começar naquele dia quando o Pentecoste caiu. Há agora [em
1903] arrolados não menos que 75.000 SDAs. O mundo não é maior hoje do que era
quando os apóstolos começaram do Pentecoste, quanto ao número de SDAs é mais
que o número daquela ocasião. Então quando aquela pequena companhia pôde pregar
o evangelho ao mundo tal que a Escritura podia dizer "a toda criatura
debaixo do céu," na geração que era
já metade passada, porque eles pertenciam à igreja, assim, hoje, é
perfeitamente fácil para este número atingir o mundo no resto desta geração, se
somente todos nós pertencermos à igreja. Há recursos abundantes. Os ASDs
[Laodicéia o Remanescente] têm bastante dinheiro, mas nem todos pertencem à
igreja. Esta é a dificuldade. Há dinheiro suficiente entre os ASDs [Laodicéia o
Remanescente] hoje para dar um ímpeto a
esta mensagem que alcançaria o mundo no
resto desta geração, se somente esse dinheiro pudesse pertencer à igreja. Há
facilidades suficientes, há talentos bastantes, há habilidade suficiente, todos
os suprimentos que são necessários, ou que jamais serão precisos, se somente
essas facilidades, esse talento, essas faculdades, pertencerem à igreja.
E
é uma questão de valor perguntar, Se meu dinheiro pertence ao mundo, pertenço
eu à igreja? Se meus talentos, minhas abilidades são colocadas a serviço do
mundo, como do mundo, e não a serviço da igreja, como da igreja, a questão
merece consideração. Pertenço eu mesmo à igreja?
Isso
volta nossa atenção à questão, Quanto toma para me compor? Quanto há de um homem? Podeis ter um homem
aqui, e suas faculdades acolá, suas habilidades em outro lugar, e o fruto de
suas faculdades, o fruto de suas habilidades, os resultados de sua vida e
esforço, em ainda noutro lugar? Poderia isto ser, e o homem estar aqui, - tudo
dele? - Não senhor. Todas as minhas faculdades, todo fruto de minha vida, devem
estar onde estou, se eu mesmo devo estar ali. Não podemos escapar disso. Então,
pertenço eu à igreja? Pertenço? Esta é a questão. Pertencem esses 75.000 ASDs à
igreja? Esta é a questão.
Para
ilustrar: Suponde que tenho meu nome no livro da igreja, pertencendo à igreja.
Sou um professor e gasto todo meu tempo, todo meu esforço, toda minha
habilidade, e toda minha faculdade como um professor na escola do mundo; e
ensinando na escola do mundo, no modo do mundo, na educação do mundo, vale
perguntar, Pertenço à igreja? Estou amando a igreja e dando-me em favor dela? O
que for que eu professar, minhas faculdades, minha vida, o que sou na
habilidade que DEUS me tem dado, a estou dando para o mundo, para a obra do
mundo, e para os propósitos do mundo. Assim é. Então estou eu amando a igreja e
dando-me em favor dela? Pertenço eu à igreja?
Suponde
que eu seja um médico, e dou minha habilidade, meu talento, minhas faculdades,
minha vida, e meu esforço para o caminho do mundo que é chamado medicina, o
modo do mundo de tratar a doença. Fico como um membro da igreja, como
pertencendo à igreja, e devo ser santificado e limpado com a lavagem da água pela palavra de DEUS, e na palavra de
DEUS foi dado à igreja o divino, o verdadeiro sistema de tratamento médico, a
verdadeira filosofia e tratamentos com relação à saúde, doença, viver
correto, e todas essas coisas. Pertenço
à igreja, para ser santificado e lavado com a lavagem da água por aquela
palavra. Em vez de fazer o que a palavra me dá, à qual estou comprometido como
pertencendo à igreja, eu tomo o que o mundo dá, e devoto ao mundo, aquilo que
consegui do mundo, e pertenço à igreja. Pertenço?
Pertenço
à igreja para o propósito de ser santificado e limpo pela lavagem da água pela
palavra de DEUS, para a igreja. Há nessa palavra, e essa palavra mesma é, um
sistema de educação. Essa é a verdadeira e é a única verdadeira educação. Digo
que pertenço à igreja, mas estou satisfeito com o sistema de educação do mundo,
com a filosofia de educação do mundo, e devoto minha vida a isso. Quero saber,
Pertenço realmente à igreja? É precisamente assim também como para a profissão
médica ou qualquer outra profissão.
Sou
um homem de outros negócios no mundo, quer seja comércio, ou agricultura ou
carpintaria; quero dizer o diário, comercial, mundo de negócios. Afirmo que
pertenço à igreja, e nos esforços que desenvolvo de pensamento, de empenho, a
bênção de DEUS sobre tudo aquilo, a renda vem. Coloco aquilo no banco mundano.
Não sou um especulador; pertenço à igreja. Mas aqui estão os meios que DEUS me
tem dado como membro da igreja, e eu os coloco no banco mundano; empresto
aquilo aos homens mundanos para ser usado nos negócios mundanos, em vez de na
obra da igreja, à qual pertenço. Então é uma pergunta justa para eu fazer,
Pertenço à igreja?
Essas
referências são suficientes para ilustrar. E agora não há aqui nenhum desses
delegados que não pode olhar por toda esta terra e ver milhares e milhares de
ASDs que estão numa posição de pertencer à igreja, que deixa uma questão bem
aberta para cada um indagar, Pertenço à igreja? E todos aqui sabem que se todos
os ASDs [Laodicéia o Remanescente] nos Estados Unidos [mundo], a partir de
hoje, quiserem realmente pertencer à igreja, vós mesmos confessareis que sem
dúvida esta mensagem poderia ser dada ao mundo nesta geração. Podeis dizer amém
a isto. Sabeis que assim é. Então vede, irmãos, o problema não é difícil. É
exatamente esta questão a ser decidida, por cada um, por si mesmo, Pertenço eu
à igreja?
E
agora não devo eu, achar-me a mim mesmo, minhas faculdades, ou meus recursos
envolvidos no mundo, ou empregados na obra do mundo - não devo eu, não deveis
vós, tirá-los de lá, e colocá-los na obra da igreja, alistá-los na causa da
igreja na terra, à qual pertenço? Que isto seja feito, e sabeis que essa espiritualidade
abalaria o mundo. Pensai nisto! Se todos os ASDs [Laodicéia o Remanescente] nos
Estados Unidos [mundo] realmente considerassem isto, e amassem a igreja, se
dessem a si mesmos, com seus filhos, em favor da igreja, e para a igreja, como
ficaria nossa obra de educação? Ela ficaria onde deveria estar. E tal
consagração como essa traria tal poder do céu que o ensino seria fácil. A falta
de professores não seria tal como é agora.
E
assim, com todo o resto, se todos os ASDs [Laodicéia o Remanescente] na terra
voltassem suas famílias para a educação cristã, para a educação que se torna a
igreja, e que o mundo está chamando para a igreja dar, e para a necessidade
disso, e por causa da falta disso, o próprio mundo está dizendo que a igreja em
educação está decrescendo distintamente em quantidade, - se isto fosse feito, o
mundo poderia facilmente ser alcançado nesta geração.
É
tempo para que haja apenas uma igreja
no mundo que se levante e seja, não uma quantidade decrescente em educação,
mas que seja a coisa toda em educação. Se os ASDs [Laodicéia o Remanescente]
quisessem realmente se entregar para a igreja, amando-a e dando-se para ela,
com todos os seus talentos, todos os seus recursos, todos os seus poderes,
então o problema todo do mundo seria resolvido. As facilidades do mundo são
abundantes. No dircurso do Irmão Daniell da última noite isto foi-nos
apresentado. O Irmão Conradi hoje mostrou como os campos estão abertos e todos
prontos para a ceifa. As profecias, tão abundantes, mostrando que agora é o
tempo têm sido apresentadas. Oh, que este povo se apresente hoje para CRISTO,
amando a igreja e dando-se por ela! Que este povo, digo, apresentemo-nos a
CRISTO como Sua igreja, para amar esta igreja, para entregarmo-nos por ela,
para darmo-nos para ela, com todo nosso esforço e todos os frutos de nosso
esforço, de qualquer espécie. Então, oh, ela será como foi antes; esta será uma
igreja santa, não tendo mancha nem ruga nem qualquer coisa semelhante.
A
igreja é o pilar e a base, o apoio e o esteio, da verdade no mundo. O único
meio pelo qual este mundo pode obter a verdade é pela igreja. Pode ser que a
igreja, como aquela igreja de Israel e Judá, de si mesma voluntariamente não
espalhe esta verdade ao mundo. O povo pode, como Israel e Judá, isolar-se do
mundo, e assim falhar de dar a verdade ao mundo. Mas se isto deve ser assim,
então a igreja será espalhada, como foi Israel e Judá, entre as nações de
pagãos; e lá, na opressão e servidão, as nações encontrarão a verdade através
da igreja. Assim, de qualquer jeito que for, o único modo em que as nações
podem alcançar a verdade é da igreja; portanto, assim é como a igreja de
CRISTO, que é o corpo de CRISTO, é o pilar e o solo, o apoio e o esteio, da
verdade no mundo. É isto que mantém viva a igreja na terra.
Como,
então, pode o mundo obter a verdade de mim, como da igreja, quando todos os
meus esforços estão alistados e gastos na ocupação do mundo e na filosofia de
ocupação do mundo? Pode isto ser feito? - Não, senhor. O mundo não pode ver a
igreja em mim nessa condição de coisas. A fim de a verdade alcançar o mundo por
meu intermédio, que sou da igreja, é essencial que eu faça a obra como a obra
da igreja. Se sou um agricultor, um agricultor da igreja. Se sou um professor,
um professor como representante da igreja. Se sou um médico, sou um
representante da igreja, e faço meu trabalho que se fosse da igreja. Portanto,
isto apela para que cada um de nós que professa pertencer à igreja, assim
pertença à igreja, que tudo que vem no curso de nossas vidas será distintamente
da igreja, se relacionará à igreja, e faremos aquilo para a glória de DEUS como
da igreja.
Então,
oh, então, que a igreja seja tão repleta da verdade com a qual ela é plena, que
a glória de DEUS que está naquela verdade brilhará, e o mundo a verá, aquele
gloriosa igreja. A glória do SENHOR será vista sobre ti, e a palavra será
realizada de que ela se levantará e brilhará, pois sua luz é vinda, e a glória
do SENHOR se levantará sobre ela. Sabeis que assim é.
Ora,
tudo isto é apenas ter dito, em outras palavras, que nos dias da voz da sétimo
anjo, quando ele começar a soar, o mistério de DEUS será terminado como Ele
declarou a Seus servos os profetas.
Aquele mistério de DEUS terminado é o evangelho
pregado a todo o mundo, para que o fim possa vir. Aquele mistério de DEUS
terminado no mundo é a obra de DEUS terminada na pregação do evangelho às
nações.
E
é mais do que isto, junto com isto. O mistério de DEUS é DEUS manifesto na
carne. O mistério terminado de DEUS é a conclusão, a perfeição, da manifestação
de DEUS na carne, nos crentes em JESUS que pertencem à igreja.
Assim
há dois lugares ocupados na terminação do mistério de DEUS. Um lugar é o
próprio mundo, ao qual o evangelho deve ser pregado; o outro lugar é a vida dos
crentes da verdade. Devemos pregar e proclamar em palavras aos confins da
terra, a cada alma sobre a terra em nossa geração, para que aquela fase da obra
seja completada, e seja terminada; não obstante, se
a manifestação de DEUS nas vidas dos que pregam o evangelho não estiver
completada também, poderemos pregar o evangelho dez mil anos, e o fim nunca
virá. Não é simplesmente que o evangelho seja pregado a todo o mundo, e
encha todo o mundo; mas é que quando isto for feito, haverá um povo preparado
para encontrá-Lo no fim. Sem o término daquela manifestação de DEUS na carne de
cada crente, não pode haver nenhuma conclusão do mistério de DEUS. Esse
mistério terminado - DEUS manifestado na carne - marcai isto - significa que
somente DEUS deve ser visto em cada ato da vida do crente; tal que em sua vida
DEUS seja manifestado. Somente isto é a manifestação do mistério de DEUS, no
modo que valha. E sabeis que se o caminho estiver bem aberto, e DEUS tomar
posse e encher as vidas dos 75.000 professos crentes hoje, seria a coisa mais
fácil do mundo atingir todas as nações, tal que o fim viria.
Novamente:
Sabeis que o mistério de DEUS é "CRISTO em vós, a esperança da
glória." Então o mistério terminado de DEUS é o término do crescimento, a
manifestação da vida de CRISTO nos crentes, tal que ficaremos neste mundo na
imagem de JESUS CRISTO, refletindo apenas Ele, para que quando os crentes forem
vistos, somente CRISTO será visto: tudo o que é dito, tudo o que é feito, todo
tom de voz, tudo que somos falará apenas de CRISTO. Somento isto é a conclusão
do mistério de DEUS em verdade, do modo que conta. E essa é a igreja que Ele
apresenta a Si mesmo.
Porém mais: o dom da graça de DEUS e de Seu
ESPÍRITO é para a igreja "para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra
de, o ministério, para a edificação do corpo de CRISTO," a construção da
igreja, até que cheguemos, não esqueçais disto, "até que todos cheguemos
à unidade da fé e do conhecimento do Filho de DEUS, até o homem perfeito, até a
medida da estatura da plenitude de CRISTO:" para que nos portemos neste
mundo como CRISTO Se portou quando aqui esteve. Somente este é o término do
mistério de DEUS.
Mas
isto não é difícil. Isto não precisa demorar, porque o cristianismo é criação,
não evolução. - Cristianismo é criação, não evolução. DEUS fala, e assim é.
Não demora uma longa série de eras para desenvolver, para evoluir. Não. Somos a
Sua manufatura, criados em CRISTO para boas obras, que DEUS de antemão ordenou
que andássemos nelas. Tudo que é necessário é a submissão. Tudo
que é necessário é colocar esta denominação, esta coleção completa de pessoas,
tão dentro da igreja, e tornar-nos tão da igreja que a obra será terminada
nesta geração, é a incondicional entrega a JESUS CRISTO, e esta submissão mantida para
sempre.
E
esta conclusão do mistério de DEUS é somente, de outro modo, a história da
purificação do santuário. Quando o anjo falou sobre o assunto dos 2.300 dias,
ele o fez diferentemente do modo como costumamos apresentar, e do modo em que
tenho ouvido muitos outros falarem. Quando o anjo veio falar a Daniel sobre o
assunto dos 2.300 dias, ele começou assim: "Setenta semanas estão
determinadas para o teu povo e para a santa cidade." Elas começarão na
"saída da ordem para restaurar e construir Jerusalém", e continuará
"sessenta e nove semanas, até o MESSIAS o Príncipe": e então após
aquilo, 1810 anos e meio que levará até 1844, e então o santuário será purificado.
Isto está naquilo, mas este não é o sermão do anjo aqui.
Ouvi:
Isto é o que o anjo disse, e isto é o que ele pregou nos 2.300 dias: "Setenta semanas estão determinadas sobre o
teu povo e sobre tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos
pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a
profecia, e ungir o Santo dos santos." Daniel 9: 24. Qualquer pregação do santuário, qualquer estudo do
santuário, e proclamação do santuário, que não pregue e proclame que o término da transgressão na vida daquele que
prega isto; que não significa, e não se manifesta em acabar com os pecados em
sua vida; que não inclui fazer a expiação da iniquidade naquele que dá a mensagem;
que não traz a justiça eterna para dentro da vida daquele que está pregando;
não é a pregação da mensagem da purificação do santuário em absoluto. O
mensageiro deixa de fora a própria coisa que o anjo de DEUS, ao apresentá-la,
torna a essência da história inteira.
Mesmo
assim, irmãos estão nesta audiência que conhecem homens que sabem de cor a
profecia dos 2.300 dias, e contudo não conhecem em suas vidas o término da
transgressão, que não sabem dar um fim aos seus pecados, que não conhecem
nenhuma expiação de suas próprias iniquidades, e não têm nenhuma justiça eterna
para guardá-los de pecar. Sabeis que assim é. Então esse tipo de pregação do santuário
e de sua purificação nunca trará a purificação do santuário, e nunca nos levará
ao fim. Não, senhor.
Há
uma purificação do santuário no céu. Isto é verdadeiro. E enquanto isto
prossegue no céu, e há um término de pecados lá [Nota: Não há pecados no céu
senão os nossos, tranferidos para lá por JESUS, para que Ele possa agora
colocá-los sobre o bode emissário.], e uma expiação da iniquidade lá, e término
da transgressão lá, e tudo aquilo, todavia se aquilo também não é feito nos
santos e crentes sobre a terra, então a purificação do santuário nunca pode
terminar. Nunca poderemos, neste caso, chegar ao fim deste mundo. Assim a
purificação da igreja dos santos sobre a terra deve manter o passo, deve ser
exatamente na proporção com a purificação do santuário no céu, ou essa igreja
nunca estará atualizada.
Ora,
coloquemos de outra forma: Embora eu pregue a fim da transgressão nas vidas dos
indivíduos; e embora eu pregue colocar um fim aos pecados, e fazer expiação
pela iniquidade, e trazer a justiça eterna, para dentro da vida dos indivíduos;
e todavia não pregue com aquilo o santuário e sua purificação, isto não é a
terceira mensagem angélica. Aquele grande dia não pode vir até que o santuário
seja purificado. O santuário não pode ser purificado até que a transgressão
esteja terminada em vossa vida e na minha; até que seja dado um fim aos pecados
na vossa vida e na minha; e a expiação feita pelos pecados que tenham sido
cometidos; e então, oh, então, no lugar daquilo tudo, seja trazida a justiça
eterna, para nos manter firme no caminho da justiça.
Sabeis
que dificuldade temos tido para manter a justiça na vida. Nós a amamos;
entregamo-nos a ela, em submissão; mas isto aparece, e aquilo vem, e o outro, e
ficamos fracos, e falhamos, e perdemos o poder daquela justiça fora da vida que
sozinha pode torná-la justiça eterna. Oh, então, nesta IASD [Laodicéia o
Remanescente], entre essas pessoas que se mantêm como pertencendo à igreja, há
necessidade de tal purificação do santuário, tal ideía da purificação do
santuário que findará a transgressão na vida de todo SDA [Laodicéia o
Remanescente], dará um fim ao pecado ali, e fará reconciliação por todos os
pecados que sempre estiveram ali, e introduz, oh, para trazer para dentro a
justiça eterna, - uma justiça que vem para ficar, uma justiça, que vem para
habitar, uma justiça que vem para governar, eternamente, e para guardar-nos
para as mansões celestiais!
Vossos
corações e mentes testemunham que somente isto pode ser qualquer verdadeira
purificação do santuário. E vossos corações e mentes testemunharão também a
isto, que se pode haver tal consagração, tal submissão, como aquela: se pode
haver o recebimento de tal purificação como essa; e pertencer à igreja,
realmente assim; o dar esta mensagem, o término desta obra, não demorará mais,
pode ser realizada nesta geração que resta.
E,
irmãos, vossos corações testificarão, também, que sem aquelas coisas podemos
falar, e falar, e falar, sobre ela, e tudo isto ser verdadeiro; mas podemos
falar tudo aquilo, e não terminará nesta geração.
Então
aqui estamos. Agora não nos entregaremos, oh, não nos daremos verdadeiramente
para pertencer, literalmente para pertencer à igreja, amando a igreja,
dando-nos por ela, submetendo-nos à ela, para que assim sejamos purificados neste
dia de purificação do santuário, com a lavagem da água pela palavra; para que
CRISTO possa apresentar a Si mesmo, como Ele tem estado desejoso, saudoso,
todos estes anos para fazer uma gloriosa igreja, não tendo mancha nem ruga ou
coisa semelhante, mas santa e sem defeito?
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