Sermão nº 13 apresentado na
reunião da Conferência Geral de 1895
A.T. Jones
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"A Natureza Humana de JESUS CRISTO. . . A Salvação de
DEUS para os Seres Humanos Jaz Numa Coisa Somente. Não Devemos Absolutamente
Ser Tímidos a Respeito Disso. . . Ali Jaz Nossa Salvação, e Até Que Cheguemos
Lá, Não Estamos Seguros de Nossa Salvação".
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O
pensamento particular que será sujeito ao nosso estudo nesta oportunidade é o
que se encontra no verso 11 do segundo capítulo de Hebreus:
"Pois
tanto O que santifica, como os que são santificados, todos vêm de um só. Por
isso é que Ele não Se envergonha de lhes chamar irmãos". São a homens
pecadores deste mundo que CRISTO santifica--Ele é o Santificador. E Ele e
esses são todos de um.
Nesta
parte do capítulo lembrar-se-ão que estamos estudando o homem. No primeiro
capítulo, como vimos, é mostrado o contraste entre CRISTO e os anjos, com
CRISTO acima dos anjos como DEUS. No segundo capítulo o contraste é
entre CRISTO e os anjos, com CRISTO acima dos anjos. DEUS não pôs em sujeição
aos anjos o mundo por vir do qual falamos. Ele o pôs em sujeição ao homem,
e CRISTO é o homem. Portanto, CRISTO tornou-Se homem; Ele toma o lugar do
homem; nasceu como o homem é nascido. Em Sua natureza humana CRISTO veio do
homem, de quem todos viemos, de modo que a expressão neste verso "todos
vêm de um só"--é como todos vindo de um. Um homem é a fonte e cabeça de
toda nossa natureza humana. E a genealogia de CRISTO, como um de nós, remonta a
Adão. Lucas 3:38.
É verdade
que todos os homens e todas as coisas vêm de DEUS, mas o enfoque neste capítulo
é o homem, e CRISTO como homem. Somos filhos do primeiro homem, e assim é
CRISTO segundo a carne. Estamos agora estudando CRISTO em Sua natureza humana.
O primeiro capítulo de Hebreus é CRISTO em Sua natureza divina. O segundo
capítulo é CRISTO na natureza humana. O enfoque nesses dois capítulos tem clara
relação com isso no segundo capítulo de Filipenses, versos 5-8:
"Tende
em vós o mesmo sentimento que houve também em CRISTO JESUS, pois Ele,
subsistindo em forma de DEUS não julgou como usurpação o ser igual a DEUS;
antes a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-Se em
semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a Si mesmo Se humilhou,
tornando-Se obediente até à morte, e morte de cruz".
Nessa
passagem CRISTO é apresentado em duas formas. Primeiramente, estando em forma
de DEUS Ele assumiu a forma de homem. Em Hebreus, nos primeiros dois capítulos,
não é a forma--mas a natureza.
Repito:
No segundo capítulo de Filipenses temos a CRISTO nas duas formas--a
forma de DEUS e a forma de homem. Em Hebreus, capítulos primeiro e segundo,
temos a CRISTO nas duas naturezas, a natureza de DEUS e a natureza de
homem. Você pode ter algo na forma de homem que não seja da natureza do homem.
Pode ter um pedaço de pedra na forma de homem, mas não é a natureza do homem.
JESUS CRISTO assumiu a forma de homem, o que é verdade, e fez mais
ainda; assumiu a natureza do homem.
Leiamos
agora o verso 14 do segundo capítulo de Hebreus: "Visto, pois, que os
filhos [os filhos de Adão, a raça humana] têm participação comum de carne e
sangue, destes também Ele, igualmente, participou". Igualmente significa
dessa mesma maneira, desse modo, de forma semelhante daquilo que está
sendo tratado. Portanto, CRISTO tomou carne e sangue numa forma semelhante à
que tomamos. Mas como tomamos carne e sangue?--Por nascimento a partir
de Adão também. Ele tomou carne e sangue por nascimento também, e a partir de
Adão igualmente. Pois está escrito: Ele é semente de Davi segundo a carne.
Romanos 1:3. Conquanto Davi O chame de SENHOR, Ele também é filho de Davi. Mat.
22:42-45. Sua genealogia remonta a Davi, mas não pára ali. Recua a Abraão, pois
Ele é semente de Abraão. Ele tomou sobre Si a semente de Abraão, como no verso
15 deste segundo capítulo de Hebreus. Nem Sua genealogia se detém em Abraão;
recua a Adão. Lucas 3:38. Portanto, Aquele que se santifica entre os homens e
os que são santificados dentre os homens sãos todos um. Todos derivam
de um homem segundo a carne, são de um. Assim, do lado humano, a natureza de
CRISTO é precisamente a nossa natureza.
Consideremos
o outro aspecto novamente, para uma ilustração dessa unidade, a fim de que
possamos ver a força desta expressão de que Ele e nós somos todos um.
Doutro
lado, contudo, como no primeiro capítulo de Hebreus, Ele é da natureza de
DEUS. O nome DEUS, que Ele porta pertence-Lhe pelo próprio fato de Sua
existência; pertence-Lhe por herança. Assim como esse nome Lhe pertence
inteiramente devido a que Ele existe e tão certamente quanto Ele existe e Lhe
pertence por natureza, é certo que a Sua natureza é a natureza de DEUS.
Também,
no primeiro capítulo de João, verso primeiro, está escrito: "No princípio
era o Verbo, e o Verbo estava com DEUS". A palavra com não expressa
a realidade do pensamento tanto quanto outra. O alemão coloca uma palavra ali
que define mais proximamente o grego do que a nossa versão. Assim reza:
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava bei DEUS", literalmente,
"O Verbo era de DEUS". E isso é verdade. A palavra grega
transmite a mesma idéia de que o meu braço direito é de mim, de meu corpo. O
termo grego, portanto, é literalmente, "No princípio "o verbo era
DEUS".
Isso
simplesmente ilustra daquele lado o fato de como é Ele neste lado.
Pois quanto ao lado divino, Ele era DEUS, da natureza de DEUS, e era realmente
DEUS, assim do lado humano Ele é do homem e da natureza do homem e realmente
homem.
Considerem
o verso 14 do primeiro capítulo de João: "E o Verbo se fez carne e habitou
entre nós". Isso conta a mesma história que estamos aqui lendo nos
primeiros dois capítulos de Hebreus. "No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com DEUS, e o Verbo era DEUS". "E o Verbo Se fez carne e
habitou entre nós"--carne e sangue como o nosso.
Agora,
que tipo de carne é essa? Que tipo de carne somente é o que o mundo conhece?
Exatamente tal carne como todos temos. Este mundo não conhece nenhuma outra
carne de homem e não tem conhecimento de nenhuma outra desde que a necessidade
pela volta de CRISTO foi criada. Portanto, sendo que este mundo conhece somente
tal carne como a que temos, e como é agora, é certamente verdade que quando o
"Verbo se fez carne" Ele tornou-Se exatamente carne como nós. Não
pode ser doutra maneira.
Novamente:
Que tipo de carne é a nossa carne, em sua própria natureza? Volvamo-nos ao
oitavo capítulo de Romanos e leiamos se a natureza humana de CRISTO corresponde
à nossa e é como a nossa, no que tange à natureza pecaminosa. "Porquanto
o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez DEUS,
enviando o Seu próprio Filho".
Havia
algo que a lei não podia fazer, e que DEUS, enviando o Seu próprio Filho, fez.
Mas por que se dá que a lei não podia cumprir o que desejava e era requerido?
Ela era fraca mediante a carne. O problema estava com a carne. Isso foi o que
levou a lei a falhar em seu propósito com respeito ao homem. Então DEUS enviou
a CRISTO para realizar o que a lei não podia. E a lei, tendo falhado em seu
propósito devido à carne, e não por qualquer falha em si mesma, DEUS teve que
enviá-Lo para ajudar a carne e não para ajudar a lei. Se a lei tivesse em si
mesma sido muito fraca para realizar o que tencionava fazer, então o que Ele
deveria ter feito para ajudar a superar o problema seria remediar a lei. Mas o
problema estava com a carne, e, portanto, Ele deve remediar a carne.
É verdade
que o argumento hoje em dia, que surge dessa inimizade que há contra DEUS e não
se sujeita à lei de DEUS, nem na verdade pode ser, é de que a lei não podia
realizar o que estava intencionado, e DEUS enviou o Seu Filho para enfraquecer
a lei, de modo que a carne pudesse responder às suas exigências. Mas se eu sou
fraco e você é forte e eu careço de auxílio, não me ajuda em qualquer medida
torná-lo tão fraco quanto eu; continuo tão fraco e desamparado como antes. Não
há qualquer auxílio nisso tudo. Mas quando eu sou fraco e você é forte e você
pode transmitir-me a sua força, isso me ajuda. Assim a lei era suficientemente
forte, mas o seu propósito não podia ser cumprido mediante a fraqueza da carne.
Portanto, DEUS, a fim de suprir a nossa necessidade, deve conceder força à
carne fraca. Ele enviou a CRISTO para suprir a necessidade e, portanto, CRISTO
deve tomar providências para que a força possa ser trazida à própria carne que
temos hoje, a fim de que o propósito da lei possa ser cumprido em nossa carne.
Assim, está escrito: "DEUS enviou o Seu próprio Filho em semelhança de
carne pecaminosa" a fim de que "o preceito da lei se cumprisse em nós
que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito".
Agora, não
abrigue uma idéia errada dessa palavra semelhança. Não se trata da
forma; não vem a ser a fotografia; não é a semelhança no sentido de uma imagem,
mas é semelhança no sentido real de ser tal como é de fato. A palavra semelhança
aqui não é o pensamento que está no segundo capítulo de Filipenses, onde se
refere a uma forma, a forma ou semelhança da forma, mas aqui no livro de
Hebreus é semelhança em natureza, semelhança à carne tal como é em si
mesma, DEUS enviando o Seu próprio Filho naquilo que é exatamente semelhante à
natureza pecaminosa. E a fim de ser exatamente natureza pecaminosa, teria que
ser carne pecaminosa; a fim de ser tornada carne de modo pleno, tal como é
neste mundo, tal como a temos e isso representa carne pecaminosa. É isso que
está sendo dito nas palavras "semelhança de carne pecaminosa".
Isso é
também demonstrado nos versos 9 e 10 de Hebreus 2: "Vemos . . . Aquele
que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos"--não só como homem
foi feito menor do que os anjos quando Ele foi criado.
O homem
era isento de pecado quando DEUS o fez um pouco menor do que os anjos. Isso era
carne sem pecado. Mas o homem caiu daquela posição e condição e tornou-se carne
pecaminosa.
Agora
vemos a JESUS, que foi feito um pouco menor do que os anjos, mas não como o
homem foi feito quando criado primeiramente pouco menor do que os anjos, mas
como o homem é desde que pecou e se tornou ainda menor do que os anjos. É aí
onde vemos JESUS. Leiamos e vejamos: Vemos a JESUS que foi feito um pouco menor
do que os anjos. Para quê? "Por causa do sofrimento da morte".
Então o fato de ter sido CRISTO feito na mesma proporção menor que os anjos
quanto o homem, é da mesma medida quanto o homem é menor que os anjos desde
que pecou e tornou-se sujeito à morte. Vemo-Lo "coroado de glória e de honra, para que, pela graça de
DEUS, provasse a morte por todo homem". Porque convinha que Aquele, por
cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à
glória, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles".
Portanto,
ao tornar-Se Ele sujeito ao sofrimento e morte, isso demonstra com força
suficiente que a posição de menor do que os anjos que CRISTO atingiu e onde se
posta e onde "O vemos" é o ponto a que o homem veio quando ele, em
pecado, desceu ainda mais baixo do que a posição em que DEUS o criou--mesmo então
um pouco menor do que os anjos.
Novamente:
o verso 16: "Pois Ele, evidentemente, não socorre a anjos, mas socorre a
descendência de Abraão". Ele não tomou sobre si a natureza de anjos, mas a
natureza de Abraão. Mas a natureza de Abraão e de sua semente é somente a
natureza humana.
Novamente:
"Por isso mesmo convinha que, em todas as coisas, Se tornasse semelhante
aos irmãos". Em quantas coisas? Todas as coisas. Portanto em Sua natureza
humana não há uma partícula de diferença entre Ele e você.
Leiamos o
texto. Estudemo-lo cuidadosamente. Desejo ver como nos posicionamos a respeito
dele. Leiamo-lo inteiramente: "Vêm de um". Ele tomou parte da carne
e sangue do mesmo modo que tomamos parte da carne e sangue. Ele não assumiu a
natureza dos anjos, mas a semente, a natureza de Abraão. Portanto--por
essas razões--convinha que,--era a coisa apropriada que fizesse--em todas as
coisas, se tornasse semelhante aos irmãos". Contudo, quem são os Seus irmãos?--
A raça humana. "Vêm de um só", e "por isso Ele não se envergonha
de lhes chamar irmãos".
Bem, então,
em Sua natureza humana, quando Ele estava sobre a Terra, teria Ele sido
diferente em qualquer medida do que você é em sua natureza humana esta noite?
[Uns poucos na congregação respondem "NÃO"]. Gostaria de ter ouvido
todos neste recinto dizerem "não" bem alto. Vocês são muito tímidos.
A Palavra de DEUS declara isso e devemos dizê-lo pois assim é porque há salvação
somente nesse fato. Não, não é suficiente dizer desta maneira: a salvação
de DEUS para os seres humanos jaz em somente este fato. Não devemos ser tímidos
a respeito disso em absoluto. Ali jaz nossa salvação, e até que cheguemos lá, não
estamos seguros de nossa salvação. É ali que se situa isso. "Convinha
que, em todas as coisas, se tornasse semelhante aos irmãos". Para
quê?--Oh, "para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas
referentes a DEUS, para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois naquilo
que Ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são
tentados". Então não percebe que nossa salvação jaz exatamente ali? Não vê
que é bem ali que CRISTO vem a nós? Ele veio a nós exatamente onde somos
tentados e foi feito como nós, exatamente onde somos tentados, e ali está o
ponto onde O encontramos--o Salvador Vivo contra o poder da tentação.
Agora, os
versos 14 e 15 do capítulo 4 de Hebreus:
"Tendo,
pois, a JESUS, o Filho de DEUS, como grande sumo sacerdote que penetrou os
céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que
não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as
coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado".
Para
início, Ele não poderia ter sido tentado em todos os pontos como nós se não
fosse em todos os pontos como eu sou. Portanto, convinha que fosse em todas as
coisas semelhante a mim, se Ele tiver que me ajudar onde eu preciso de socorro.
Sei que exatamente aí é onde preciso de ajuda. E, oh, sei que é bem ali onde a
obtenho. Graças ao SENHOR! Ali é onde CRISTO permanece e onde está o meu
auxílio.
"Não
temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-Se"--duas negativas ali; não
temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-Se. Então, o que temos
do lado afirmativo?--Temos um sumo sacerdote que pode ser tocado com o
sentimento de nossas enfermidades,--minhas enfermidades, suas enfermidades,
nossas enfermidades. Sente Ele as minhas enfermidades?--Sim. Sente Ele as suas
enfermidades?--Sim. O que é uma enfermidade?--Fraqueza, volubilidade--isso é
suficientemente expressivo. Temos muitas delas. Todos nós temos muitas delas.
Sentimos as nossas fraquezas. Graças a DEUS, há Alguém que também as sente--sim,
não somente as sente, mas é tocado com o senti-las. Há mais nessa palavra compadecer-Se do que a idéia de ser Ele alcançado com o
sentimento de nossas fraqueza e sentir o que sentimos. Ele sente como sentimos,
é verdade, mas além disso Ele Se compadece; ou seja, é ternamente
"tocado", Sua simpatia é despertada. Ele é tocado de compaixão e nos
auxilia. Isto é o que se diz nas palavras "compadecer-Se". Graças a
DEUS por tal Salvador!
Mas de
novo digo que Ele não pode ser tentado em todos os pontos, como somos, tal como
eu, a menos que em todos os pontos seja como eu. Não poderia sentir o mesmo que
sentimos a menos que Ele estivesse onde eu estou e fosse como eu sou. Em
outras palavras, Ele não poderia ser tentado em todos os pontos como eu sou e
sentir como eu sinto a menos que Ele fosse eu próprio novamente. A
Palavra de DEUS declara: "em todos os pontos como nós".
Estudemos
isto um pouco mais. Há coisas que tentará você fortemente, que terá grande
poder sobre você, e que para mim não são mais do que uma linha do horizonte
num dia de verão. Algo me apelará fortemente, a ponto de me dominar, que não
afetará você em absoluto. O que tenta a alguém fortemente pode não afetar a
outra pessoa. Então, a fim de ajudar-me, JESUS precisa estar onde Ele possa
sentir o que eu sinto e ser tentado em todos os pontos em que eu poderia ser
tentado, com nenhum poder em absoluto. Mas como coisas que me tentam podem não
tentar você de modo algum, e coisas que me tentam podem não afetar você, CRISTO
tem que postar-Se onde você e eu ambos estamos, a fim de que enfrente todas as
tentações de ambos. Ele deve sentir tudo o que você depara e que não me afeta,
e também tudo o que eu deparo e que não o afeta. Ele tem de tomar o lugar de
nós ambos. Assim deve ser.
Então há
o outro homem. Há coisas que o tentam a ponto de derrotá-lo que não afetam a
nenhum de nós. Então JESUS teve que assumir todos os sentimentos e natureza meus,
seus, e de outros também a fim de ser tentado em todos os pontos
como eu sou, e em todos os pontos como você é, e em todos os pontos como o
outro homem é. Mas quando você e eu e o outro homem somos
assumidos Nele, a quantos Ele abarca? Isso inclui a raça humana inteira.
E essa é
exatamente a verdade. CRISTO estava no lugar e tinha a natureza
da raça humana inteira. E Nele se encontram todas as fraquezas da humanidade de
modo que todo homem sobre a Terra que pode ser tentado encontra em JESUS CRISTO
o poder contra a tentação. Para toda alma há em JESUS CRISTO vitória contra
toda tentação e alívio do seu poder. Essa é a verdade.
Consideremos
isso sob outra perspectiva. Há alguém no mundo--Satanás, o deus deste
mundo--que está interessado em nos ter sob tentação ao máximo possível, mas não
precisa empregar muito de seu tempo nem muito de seu poder em tentação para
levar-nos à submissão.
Esse
mesmo ser estava aqui e interessava-se particularmente em levar JESUS a
submeter-se à tentação. Ele tentou a JESUS em todo ponto que desejaria ter-me
tentado para levar-me a falhar, mas tentou em vão. Fracassou inteiramente em
levar JESUS a consentir em pecar seja no mínimo ponto que fosse sobre o que eu
jamais poderia ser tentado.
Ele
também tentou JESUS em todos os pontos que já tentou a você ou ainda tentará
você a envolver-se em pecado, e fracassou inteiramente nisso também. Isso
inclui tanto a você quanto a mim, e JESUS venceu em todos os pontos tanto por
você quanto por mim.
Mas
quando ele tentou JESUS em todos os pontos em que tem tentado você e eu e
fracassou, como de fato se deu, teve que tentá-Lo em escala maior ainda. Ele
teve que tentá-Lo em todos os pontos em que tentou o outro homem para levá-lo a
cair. Satanás também fez isso e nisso igualmente falhou por completo.
Assim,
Satanás teve que tentar, e tentou, JESUS em todos os pontos que teria de me tentar
e em todos os pontos em que teria que lhe tentar, bem como em todos os pontos
em que teria de tentar o outro homem. Conseqüentemente, ele teve que tentar
JESUS em todos os pontos possíveis em que surgisse uma tentação em qualquer
homem da raça humana.
Satanás é
o autor de toda tentação, e ele teve que tentar JESUS em todos os pontos em que
é possível que o próprio Satanás suscitasse uma tentação. E em todas as
ocasiões ele falhou. Graças a DEUS!
Mais
ainda: Satanás não somente teve que tentar JESUS em todos os pontos em que
sempre me buscou tentar, mas teve que tentar JESUS com muito mais poder do que
jamais teve de exercer sobre mim. Ele nunca teve que tentar muito nem empregar
muito do seu poder em tentação para levar-me a cair. Mas tomando os mesmos
pontos sobre que Satanás sempre me tentou e em que induziu-me ao pecado ou
tentou levar-me nessa direção, teve que tentar a JESUS nesses mesmos pontos em
maior escala do que jamais aplicou sobre mim. Ele teve que tentá-Lo com todo o
poder da tentação que conhece--mas fracassou. Graças a DEUS! Assim, em CRISTO
estou livre.
Ele teve
que tentar JESUS em todos os pontos em que já o tentou ou irá tentá-lo e teve
que tentá-Lo com todo o poder que conhece, e falhou novamente. Graças a
DEUS! Assim, você está livre em CRISTO. Ele também teve que tentar JESUS sobre
cada ponto que afeta o outro homem com todo o seu poder satânico também,
mas ainda assim falhou. Graças a DEUS! E em CRISTO o outro homem é
livre.
Portanto,
teve que tentar JESUS em todo ponto que jamais o ser humano poderia ser tentado
e fracassou. Teve que tentar JESUS com todo o conhecimento que possui e toda a
sutileza que conhece, e falhou. E teve que tentar JESUS com todo o seu poder
sobre cada ponto em particular, e ainda assim fracassou.
Portanto,
há um sim tríplice--um completo fracasso da parte do diabo por todo
lado. Na presença de CRISTO, Satanás está absolutamente derrotado, e em CRISTO
somos vitoriosos sobre Satanás. JESUS disse: "Vem o príncipe deste mundo e
nada tem Comigo". Em CRISTO, portanto, escapamos dele. Em CRISTO
defrontamos a Satanás como um inimigo completamente derrotado e esgotado.
Isso não
quer dizer que não temos mais combate pela frente. Significa dizer enfática e
alegremente que em CRISTO combatemos o combate da vitória. Longe
de CRISTO nós combatemos--mas é tudo derrota. Nele nossa vitória é completa,
bem como em todas as coisas Nele nós somos completos. Mas, não nos
esqueçamos da expressão: É Nele!
Então,
tal como Satanás esgotou todas as tentações de que tem conhecimento ou
possivelmente saiba, e exauriu todo o seu poder também na tentação, o que é
ele? Na presença de CRISTO, o que é ele?--Impotente. E quando nos encontra em
CRISTO e então deseja nos alcançar e prejudicar, o que é ele?
Impotente.--Louvemos e magnifiquemos o SENHOR!
Regozijemo-nos
nisso, pois Nele somos vitoriosos; Nele Satanás não tem poder sobre nós.
Sejamos gratos por isso. Nele somos completos.
"Visto,
pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também
Ele, igualmente, participou, para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem
o poder da morte, a saber, o diabo". Heb. 2:14.
A
Mente de CRISTO, a Justiça de DEUS, JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ, o artigo definitivo e
genuíno -- EM Você e EM Mim!
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