A mensagem de Waggoner e Jones

Todos os sermões e livros escritos sobre Waggoner e Jones em português que a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a IASD movimento de reforma escondem de seus membros.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO?



A.T. Jones
-----------------------
            Sermão das três mensagens angélicas sobre a justificação pela fé na palavra criadora de DEUS estando em nós, e operando por e mediante nós, como DEUS CONOSCO, "Está Escrito", por A. T. Jones. Em 21 de fevereiro de 1899.
-----------------------
            Esta tarde falarei sobre o tema da evolução. Desejo que prestem bastante atenção e descubram por si mesmos se são ou não evolucionistas. Em primeiro lugar, lerei o que é a evolução; então, ao prosseguirmos adi­ante, poderão ver se são ou não evolucionistas. Essas declarações são todas copiadas de um tratado sobre evolu­ção, escrito por um dos principais evolucionistas; portanto, são todas corretas na medida em que trazem defini­ções do tema:
            "Evolução é a teoria que representa o curso do mundo como uma transição gradual do indeterminado para o determinado, do uniforme para o variado, e que presume que a causa desses processos é imanente no pró­prio mundo que deve assim ser transformado.
            "A evolução desse modo é quase sinônima de progresso. É uma transição do inferior para o superior, do pior para o melhor. Assim o progresso aponta a um crescente valor em existência, como julgado por nossos senti­dos".
            Agora, observem os pontos em particular nessas três sentenças: a evolução representa o curso do mundo como uma transição gradual do inferior para o superior, do pior para o melhor; e presume que este processo é imanente no próprio mundo para assim ser transformado. Isso equivale a dizer que uma coisa melhora por si mesma; e o que a leva a ficar melhor é ela própria. E este progresso assinala "um crescente valor em existência, segundo julgado por nossos sentidos". Isso equivale a dizer que você sabe que é melhor, porque sente-se melhor. Você sabe que tem havido progresso porque o sente. Seus sentidos regulam a sua postura. O seu conhecimento de seus sentidos regulam o seu progresso do pior para o melhor.
            Agora, nessa questão de progresso do pior para o melhor, têm os seus sentidos algo a ver com isso? Se têm, o que é você? Todos aqui esta tarde que medem o seu progresso, o valor de sua experiência, por seus senti­dos, é um evolucionista. Não importa que haja sido um adventista do sétimo dia por quarenta anos, será um evo­lucionista do mesmo jeito. E todo o seu cristianismo, toda a sua religião, é uma mera profissão sem o fato, sim­plesmente uma forma destituída de poder.
            Agora leio o que é a evolução de outra maneira, de modo a que possam perceber que é infidelidade. Daí, se se descobrir um evolucionista, sabe imediatamente que é um infiel: "A hipótese da evolução visa a responder um número de perguntas com respeito ao começo, ou gênesis, das coisas". "Ajuda a restaurar o antigo sentimento para com a natureza como seu pai e a fonte de nossa vida".
            Um dos ramos desse tipo de ciência, que mais concorreu para o estabelecimento da doutrina da evolução, é a nova ciência da geologia, que tem instituído a noção de vastos e inimagináveis períodos de tempo na história remota de nosso globo. Esses vastos e inimagináveis períodos, como outro dos principais autores desse assunto declara--"é a base indispensável para entender a origem do homem" no processo da evolução. Assim, o progresso obtido deu-se ao longo de eras incontáveis. Contudo, esse progresso não tem sido estável e direto desde o início até sua condição presente. Tem atravessado muitos altos e baixos. Tem ocorrido muitas ocasiões de grande beleza e simetria; mas daí teria ocorrido um cataclisma ou uma erupção e tudo se despedaçou, por assim dizer. Nova­mente o processo teria se iniciado a partir dessa condição de coisas e se edificado mais uma vez. Muitas, muitas vezes esse processo tem-se repetido, e é esse o processo de evolução--a transição do inferior para o superior, do pior para o melhor.
            Agora, qual tem sido o processo de seu progresso do pior para o melhor? Tem sido através de "muitos altos e baixos"? O seu empenho por obter o poder para praticar o bem--as boas obras que são de DEUS--tem sido mediante um longo processo de altos e baixos desde o tempo de sua primeira profissão de cristianismo até agora? Tem às vezes parecido que aparentemente você fez grande progresso, que você está se saindo bem, e que tudo estava bem e agradável; e então, sem aviso prévio, ocorreu um cataclisma, ou uma erupção, e tudo se perdeu? Não obstante, a despeito de todos os altos e baixos, você se lança num novo esforço: e assim, ao longo desse pro­cesso de longo prazo, você chega aonde está hoje, e ao "olhar para trás" considerando tudo, pode assinalar algum progresso, e pensa, julgando por seus sentidos--é essa a sua experiência? É esse o modo pelo qual tem feito pro­gresso?
            Em outras palavras, é você evolucionista? Não fuja do tema; confesse a verdade honestamente, pois dese­jo tirar você do evolucionismo esta tarde. Há um modo de sair disso, e todos quantos vieram a este recinto como evolucionistas podem sair como cristãos. Assim, se quando estou descrevendo um evolucionista tão claramente você assim se vê, apenas o diga, admita que se trata de você mesmo, e então siga os passos que DEUS lhe dará e que o fará sair dessa condição. Mas digo-lhe claramente que, se o que eu descrevi tem sido a sua experiência, se tem sido o tipo de progresso que você conseguiu em sua vida cristã, então você é um evolucionista, admita-o ou não. O melhor, contudo, é admiti-lo, daí abandoná-lo, e ser um cristão.
            Outra fase: "A evolução, em essência, considera a matéria como eterna". E ao "presumi-lo, a noção de criação é eliminada daquelas regiões da existência a que se aplica". Agora, se considerar-se a si mesmo em busca do princípio que assegure que o progresso que deve ser alcançado por você caso deseje alcançar o reino de DEUS; se supõe que isto é imanente em si próprio e que se pudesse conseguir que operasse devidamente e o controlasse apropriadamente ao ser desse modo posto em ação, resultaria bem. Se estiver esperando isso, observando e assi­nalando o seu progresso, você é um evolucionista. Pois leio mais o que é a evolução: "Está claro que a doutrina da evolução é diretamente antagônica ao da criação. . . . A idéia de evolução, como aplicada à formação do mun­do como um todo, opõe-se ao de uma volição criativa direta".
            Isto é, a evolução, como definida por aqueles que a fazem--que o mundo veio à existência por si próprio, bem como tudo quanto a ele se aplica, e que o princípio que o trouxe à condição em que está é imanente em si mesmo, e é adequado para produzir tudo isso. Assim sendo, na natureza das coisas a "evolução é diretamente an­tagônica à criação".
            Agora, quanto ao mundo e tudo quanto nele há, você não crerá que tudo veio por si só. Você sabe que não é estritamente um evolucionista porque crê que DEUS criou todas as coisas. Cada um que aqui está esta tarde diria que crê que DEUS criou todas as coisas--o mundo e tudo quanto nele há. A evolução não admite isso; não tem lugar para a criação.
            Há, contudo, outra fase da evolução que supostamente não é de modo algum antagônica à criação. Aque­les que fizeram esta evolução que eu li para vocês não intencionavam ser nada menos do que infiéis--homens sem fé--porque um infiel simplesmente é um homem sem fé. Conquanto uma pessoa tenha a pretensão de possuir fé, quando na realidade não a tem, será um infiel. Logicamente, a palavra "infiel" é mais estritamente limitada do que hoje em dia. Os homens que fizeram esta evolução que eu li eram desse tipo de homens, mas quando espalha­ram esse tipo de doutrina, houve um grande número de pessoas que professavam ser cristãs, que professavam ser pessoas de fé, que professavam crer na Palavra de DEUS, que ensinam a criação. Estes homens, não conhecendo a Palavra de DEUS por si mesmos, não sabendo que se trata da Palavra de DEUS, mas tendo fé apenas como uma mera forma destituída de poder--esses homens, digo, estando enfeitiçados com esse novo fato que se desenvolveu e desejando ser populares pela adoção dessa nova ciência, e realmente não desejando pôr de lado inteiramente a Palavra de DEUS e os caminhos da fé, não estavam prontos para declarar que podiam virar-se sem DEUS, sem a criação em algum lugar, e assim formaram um tipo de evolução com o Criador nela. Essa fase é chamada de evo­lução teísta; ou seja, DEUS iniciou a coisa, quando quer que haja sido, mas desde então tudo tem-se desenrolado por si só. Ele a iniciou e após isso a matéria foi capaz de realizar tudo quanto foi feito por si mesma. Isso, todavi­a, é apenas um arranjo mal-disfarçado para salvar as aparências, e é claramente declarado pelos verdadeiros evo­lucionistas como tratando-se de uma "fase de transição da hipótese criacionista para a evolucionista". É tão-só evolução, porque não há meio termo entre criação e evolução.
            Seja você alguém desse tipo ou não, há muitos desses mesmo entre os adventistas do sétimo dia,--não tantos quanto costumava haver, graças a DEUS!--que crêem que precisamos ter a DEUS perdoando os nossos peca­dos para assim iniciar-nos no caminho direito, mas após isso temos que operar nossa própria salvação com temor e tremor. Eles de fato temem e tremem, o tempo todo, mas não operam nenhuma salvação, porque não têm a DEUS constantemente operando neles, "tanto o querer como o realizar, segundo a Sua boa vontade". Fil. 2:12, 13.
            Agora em Hebreus 11:3 está registrado que é mediante a fé que entendemos que os mundos foram for­mados "pela Palavra de DEUS, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem". A Terra que temos não foi feita de rochas; homens não foram feitos de macacos, e os "elos perdidos" não surgiram dos batrá­quios, e estes não procederam de protoplasmas de épocas remotas. Não! "Foi o universo formado pela Palavra de DEUS, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem".
            Agora, por que se dá que as coisas que são vistas não foram feitas de coisas que aparecem? Simplesmen­te porque as coisas de que estas são feitas não apareciam. E a razão por que essas coisas não apareciam é que absolutamente não eram. Não existiam. Os mundos foram formados pela Palavra de DEUS, e a Palavra de DEUS é dessa qualidade, tem essa propriedade acompanhante de que quando a palavra é pronunciada, não somente faz com que as coisas sejam, mas produz o material de que a coisa é feita e de que consiste.
            Vocês conhecem também o outro texto, segundo o qual "os céus por Sua palavra se fizeram, e pelo sopro de Sua boca o exército deles . . . pois Ele falou, e tudo se fez". Sal. 33:6-9. Em vista disso, faço-lhes uma per­gunta: Quanto tempo, desde que Ele falou, passou-se até as coisas virem a existir? [Voz: "Tempo algum"]. Nem uma semana? Não. Nem seis longos períodos de tempo? Não. A evolução, mesmo a que reconhece um Criador, sustenta que eras incontáveis e indefinidas, ou "seis longos e indefinidos períodos de tempo" se passaram na for­mação das coisas que se vêem, após Ele ter falado. Mas isso é evolução, não criação. A evolução é mediante lon­gos processos. A criação é mediante a palavra falada.
            Quando DEUS, ao pronunciar a palavra, tinha criado o universo, disse para este mundo: "Haja luz". Mas quanto tempo se passou entre as palavras "haja luz", e a ocasião em que luz se fez? Quero que entenda bem esta questão a fim de que possa descobrir se é um evolucionista ou um criacionista. Permita-me repetir a pergunta: "Não teria havido seis longos períodos de tempo entre o tempo em que a palavra foi proferida e o cumprimento do fato? Você dirá, Não. Não foi uma semana? Não. Nem um dia? Não. Nem uma hora? Não. Nem um minuto? Não. Nem mesmo um segundo? Não, realmente não. Não houve um segundo entre o tempo em que DEUS decla­rou: "Haja luz", e a existência da luz. [Voz: "Tão logo a palavra foi proferida, houve luz"]. Sim, foi assim que se deu. Eu detalho isso tão minuciosamente para que fique bem firmado em suas mentes, temendo que o percam de vista quando eu indagar-lhes algo posteriormente. Agora está estabelecido que quando DEUS disse "Haja luz", não houve um segundo de tempo entre isso e o resplendor da luz? [Voz: "Sim".] Tudo bem. Então o homem que ad­mite que qualquer tempo haja passado entre a pronunciação de DEUS e o aparecimento da coisa é um evolucionis­ta. Se pensa em termos de eras infindáveis sobre eras, está sendo mais evolucionista do que aquele que julga ter levado um dia; é a mesma coisa, em maior escala até.
            A seguir, DEUS declarou: "Haja firmamento". E o que se deu? Assim foi. Então, desde o tempo em que DEUS falou, "haja firmamento. . . e separação entre águas e águas", quanto tempo decorreu até que o firmamento ali se produzisse? Ocorreu isso instantaneamente? Sim. Então o homem que mantém que houve um período inde­finido e muito longo entre a pronunciação da palavra e a existência do fato--o que é ele? Um evolucionista. Se ele permite que houvesse um dia ou uma hora ou um minuto entre o proferir a palavra e a existência da coisa em si, esse homem não reconhece a criação.
            Quando o SENHOR declarou: "Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca", também quando declarou, "A terra, pois produza relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto . . . E assim se fez". Então DEUS estabeleceu duas grandes luzes nos céus e também fez as estrelas, e quando Ele pronunciou a palavra "assim se fez". Ele declarou: "Povoem-se as águas de enxames de seres viven­tes; e voem as aves sobre a Terra, sob o firmamento dos céus", e assim se deu. Quando DEUS declarou: "Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie", tal se deu. Quando Ele falou, sempre assim foi. Isso é criação.
            Pode-se ver, pois, que é perfeitamente lógico e suficientemente razoável também para o evolucionista pôr de lado a Palavra de DEUS e nela não depositar fé, pois a própria evolução é antagônica à criação. Quando a evo­lução é antagonística à criação e a criação é mediante a Palavra de DEUS, então a evolução é antagonística à Pala­vra de DEUS. Logicamente o evolucionista não tinha qualquer lugar para essa Palavra, nem para os meio-evoluci­onistas--aqueles que mesclam a criação e a Palavra de DEUS para começar as coisas. Leva um tão longo tempo, eras tão indeterminadas e indefinidas para a evolução realizar seja o que for que termina por eliminar a criação.
            O evolucionista genuíno reconhece que a criação deve ser imediata, mas ele não crê em ação imediata, e, portanto, não crê na criação. Não se esqueçam que a criação é imediata, do contrário não é criação, mas evolu­ção. Remontando novamente ao início da criação, quando DEUS fala, há em Sua palavra energia criativa para pro­duzir a coisa que essa palavra pronuncia. Isso é criação, e essa Palavra de DEUS é a mesma ontem, hoje e para sempre; ela vive e perdura para sempre; tem em si vida eterna. A Palavra de DEUS é uma coisa viva. A vida que há nela é a vida de DEUS--vida eterna. Portanto, é a Palavra de vida eterna, como declarou o SENHOR JESUS, e na natureza das coisas ela perdura para sempre. Eternamente é a Palavra de DEUS; para sempre tem energia criativa em si.
            Assim, quando JESUS aqui esteve, Ele declarou: "As palavras que vos digo são espírito e vida". As pala­vras que JESUS falou eram as palavras de DEUS. Elas estão imbuídas com a vida de DEUS. Elas são vida eterna, e permanecem para sempre, e nelas existe energia criativa para produzir a coisa falada.
            Isso é ilustrado por muitos incidentes na vida de CRISTO, como narrada no Novo Testamento. Não preciso citá-los todos, mas referir-me-ei a um ou dois, de modo que possam assimilar este princípio. Lembram-se que após o sermão da montanha, JESUS desceu, e foi ao Seu encontro um centurião dizendo: "Não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado". JESUS volveu-Se àqueles que estavam ao redor e disse: "Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta".
            Israel possuía a Bíblia, conhecia a Palavra de DEUS. Gabavam-se os judeus de serem o povo do Livro, o povo de DEUS. Eles a liam; pregavam em suas sinagogas: "Minha palavra . . . cumprirá o que Me apraz". Dizi­am, quando liam essa palavra: Tudo bem, a coisa deve ser feita. Vemos a necessidade dela e a cumpriremos tal como diz. E então realizavam o seu melhor para cumpri-la. Levou bastante tempo, tanto tempo de fato, que ja­mais a cumpriram. O verdadeiro cumprimento da Palavra por eles estava tão distante que o maior dentre eles foi levado a exclamar: "Se somente uma pessoa pudesse por um dia apenas guardar toda a lei e não quebrantá-la em um único ponto, sim, se somente uma pessoa pudesse observar esse ponto da lei que afeta a devida observância do sábado--então as angústias de Israel findariam, e o Messias finalmente viria". Desse modo, conquanto começas­sem a realizar o que a Palavra declarava, requereu-lhes tanto tempo que nunca o alcançaram. O que eram eles?
            Havia a Palavra de DEUS que dizia: "Ela cumprirá o que Me apraz". Foi falado assim do poder criador. E conquanto professassem reconhecer a energia criativa da Palavra de DEUS, contudo em suas próprias vidas dei­xaram tudo isso fora, e declararam: "Nós o faremos". Olhavam para si próprios em busca do processo que os tra­ria ao ponto em que aquela Palavra e eles concordariam. O que eram eles? Teme dizê-lo com medo de ter estado lá você próprio? Não tema dizer que eles eram evolucionistas, pois era o que realmente os caracterizava, e é isso o que muitos de vocês são. O curso deles era antagônico à criação; não havia criação a respeito deles. Eles não foram feitos novas criaturas; nenhuma nova vida foi formada em seu interior; a coisa não foi realizada pelo poder de DEUS; tudo procedia deles mesmos; e tão distanciados estavam de crer na criação que rejeitaram o Criador e crucificaram-No fora do mundo. É isso o que a evolução sempre faz, pois não se esqueçam que a "evolução é di­retamente antagônica à criação".
            Agora, aquelas eram as pessoas sobre as quais JESUS olhava quando fez essa declaração a respeito de fé em Israel. Ali estava um homem que era romano, que havia crescido entre os judeus. Aquele centurião havia es­tado por perto de onde JESUS estava, e viu-O falando, ouviu Suas palavras e tinha visto o efeito delas, até ele pró­prio declarar: Seja o que for que esse homem fale, assim é; quando Ele diz uma coisa, é cumprida. Agora, eu vou tirar vantagem disso. E assim ele dirigiu-se a JESUS e disse o que estava escrito. JESUS sabia perfeitamente bem que o homem tinha sua mente sobre o poder de Sua palavra para fazer aquela coisa, e Ele reagiu: Muito bem, irei e curarei o teu servo. Oh, não, meu senhor, não precisas ir até lá. Como vêem, aquele homem estava fazendo um teste para ver se havia ou não algum poder na Palavra. Portanto, ele disse: "apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado". JESUS respondeu-lhe: "Vai-te e seja feito conforme a tua fé. E naquela mesma hora o ser­vo foi curado". Quando aquela palavra foi proferida, quanto tempo levou até que "foi feito conforme a [sua] fé" e o jovem viu-se curado? Vinte anos? Não. Precisou ele enfrentar muitos altos e baixos antes que fosse  de  fato curado? Não, absolutamente! Quando foi proferida, a Palavra realizou a coisa dita, e a cumpriu de imediato.
            Outro dia JESUS estava caminhando e um leproso a certa distância Dele viu-O e reconheceu-O. Ele tam­bém havia se apropriado da bendita verdade da energia criativa da Palavra de DEUS e declarou a JESUS: "Se quise­res, podes purificar-me". JESUS deteve-se e disse: "Quero, fica limpo!" No mesmo instante a lepra desapareceu, e ficou limpo". Marcos 1:41,42. Não nos é permitido colocar um instante de tempo entre o falar da Palavra e dar cumprimento ao fato: "No mesmo instante" o leproso foi purificado.
            Podem, então, ver que a Palavra de DEUS no princípio da criação tinha em si a energia criativa para pro­duzir aquilo que era proferido. Podem também ver que quando JESUS veio ao mundo para revelar aos homens o caminho da vida, para salvá-los dos seus pecados, Ele demonstrou, vez após vez, aqui e ali e por toda parte, a todas as pessoas e por todo o tempo, que essa mesma Palavra de DEUS tem a mesma energia criativa nela ainda; de modo que quando essa Palavra é proferida, a energia criativa ali está para produzir o fato.
            Agora, é você um evolucionista ou um criacionista? Essa Palavra fala a você que a leu e que professa nela crer. Você crê na criação, em contraste com os outros evolucionistas; agora você crerá na criação em con­traste consigo mesmo? Colocar-se-ia você nessa plataforma hoje onde nada permitirá que interfira entre você e a energia criativa desse mundo--nenhum período de tempo em absoluto?
            JESUS disse a certa pessoa: "estão perdoados os teus pecados". Não houve extensão de tempo alguma en­tre a palavra "perdoados" e o fato. A mesma palavra, "estão perdoados os teus pecados" é-nos pronunciada hoje. Por que deixa passar um tempo entre essa Palavra, pronunciada para você, e o cumprimento do fato? Você disse há pouco que qualquer um que permita um minuto, ou que seja um segundo, passar entre a pronunciação da Pala­vra de DEUS e a produção do fato é um evolucionista. Muito bem; assim é. Apegue-se a isso. Agora, eu lhe per­gunto: Por que se dá que quando Ele lhe pronuncia perdão, você permite que dias inteiros se passem antes que o perdão o alcance, antes que lhe seja verdadeiro? Você disse que o outro homem é um evolucionista. O que é vo­cê? Eu quero saber. Você irá deixar de ser evolucionista e tornar-se um criacionista?
            Este dia será de especial importância para muitos aqui, porque é uma ocasião quando muitos decidirão esta questão de um modo ou de outro. Se você deixar este recinto como um evolucionista, correrá perigo. É para você uma questão de vida ou morte exatamente agora. Você declarou que evolução é infidelidade e assim se dá; portanto, se você sair deste recinto como um evolucionista, que postura terá? Qual é a sua escolha? E se você sair daqui sem o perdão dos pecados, será um evolucionista, porque permite que decorra um tempo entre a pronuncia­ção da palavra e o cumprimento do fato.
            Do que eu li, você vê que quem quer que permita a passagem de tempo entre a palavra pronunciada e o fato realizado é um evolucionista. A Palavra de DEUS para você é--Homem, "estão perdoados os teus pecados"; Mulher, "estão perdoados os teus pecados". [Pastor Corliss: "Não diz, "Os teus pecados serão perdoados?"] Não, senhor. "estão perdoados os teus pecados"--tempo presente, com uma ênfase. "Estão perdoados os teus pecados". Eu sou grato a DEUS que isso assim é, porque a energia criativa está naquela palavra "perdoados" para remover todo o pecado e tornar o homem uma nova criatura. Eu creio na criação. Você crê? Você crê na energia criativa que está na palavra "perdoados" pronunciada para você? Ou é você um evolucionista que alega: eu não posso ver como isso pode ocorrer, porque eu sou tão mau. Tenho tentado fazer o certo, mas cometo minhas falhas. Tenho enfrentado muitos altos e baixos e estado no nível baixo por muito mais tempo do que no nível alto. Se as coisas são como diz, você é um evolucionista, pois isso é evolução.
            Muitas pessoas têm ansiado intensamente por um coração puro. Dizem: "Creio no perdão do pecado e tudo o mais e aceitaria tudo, se tivesse certeza de poder manter isso, mas há tanta malignidade em meu coração e tantas coisas a vencer que não tenho confiança alguma". Mas a Palavra ali permanece: "Cria em mim um coração puro". Um coração puro procede da criação e não de qualquer outro meio; e essa criação é operada pela Palavra de DEUS. Pois Ele declara: "Eu vos darei um novo coração e um novo espírito porei dentro em vós". Você é um criacionista agora ou é um evolucionista? Sairá você deste recinto com um coração ímpio ou com um novo cora­ção, criado pela Palavra de DEUS, que possui em si energia criativa para produzir um novo coração? Ele lhe fala sobre um novo coração. Fala a cada um exatamente dessa maneira, e se você permite que um momento passe en­tre a pronunciação da palavra e o novo coração, você é um evolucionista. Quando permite que qualquer tempo passe entre a palavra proferida e o cumprimento do fato em sua experiência, então você é um evolucionista.
            Há aqueles neste recinto que têm dito: Sim, eu o desejo. Eu irei obtê-lo. Creio que a Palavra o cumprirá, mas eles têm estendido o tempo até a próxima reunião e mais e mais, passando-se os anos, pelo que são meros evolucionistas. "Enquanto tantos estão se batendo com o mistério da fé e santidade, poderia ter resolvido a questão por proclamar [falando ao derredor, contando a todos], "sei que JESUS CRISTO é minha porção para sem­pre". O poder para produzir isto está na Palavra de DEUS, e quando esta é aceita, a energia criativa ali está produ­zindo o fato declarado. Assim você pode resolver toda a questão do mistério da fé e santidade proclamando que sabe ser CRISTO a sua porção para sempre.
            Há um mistério em como DEUS pode ser manifesto em tal carne pecaminosa como a sua. Mas, imagine, a questão agora não é sobre o mistério; a questão é--existe algo tal como criação? Existe algo tal como um Criador, que pode criar em você um coração puro? Ou é toda essa coisa simplesmente evolução? Exatamente agora, entre os adventistas do sétimo dia, a questão desde este dia até o fim do mundo deve ser, você crê no Criador? E quan­do crê no Criador, como é que Ele cria? Logicamente você dirá, é pela Palavra de DEUS. Muito bem. Agora, Ele cria coisas para você por Sua Palavra? É você um criacionista para os outros evolucionistas e então um evolucio­nista para os outros criacionistas? Como é isso?
            Outra coisa. A Palavra declara, "fica limpo". Ele dissera antes, "Haja luz, e houve luz". Declarara ao leproso: "fica limpo", e "imediatamente" ele ficou limpo. Agora Ele lhe diz: "fica limpo", e o que se dá? Cada um de vocês--o que diz? [Vozes: "Assim é"]. Então, por misericórdia, apeguem-se a essa palavra criativa. Reco­nheçam a energia criativa na Palavra de DEUS que lhes vem na Bíblia, pois essa Palavra na Bíblia é a mesma aqui para vocês hoje como de quando Ele falou no espaço sideral e trouxe luz a partir das trevas e cura para o leproso. A Palavra que lhes é falada hoje, se recebida, cria-os novos em JESUS CRISTO. Essa Palavra, proferida na desolação escura e no espaço de seu coração, se recebida, produz ali a luz de DEUS; essa Palavra falada hoje a quem se acha afligido pela lepra do pecado, se recebida, imediatamente purifica. Permitam-lhe assim agir.
            Como serei eu limpo? Pela energia criativa dessa Palavra. "Fica limpo". Portanto, está escrito: "Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado". João 15:3. Estão vocês limpos? Será você a partir deste momen­to um criacionista? Ou continuará sendo evolucionista?
            Veja que coisa bendita é esta. Quando lê a Palavra, recebe-na e pensa a respeito dela, o que representa ela o tempo todo? Oh, é criação! A energia criativa está em você produzindo as coisas que a Palavra profere, e estará vivendo na presença mesma do poder da criação. A criação prossegue em seu estilo de vida. DEUS está cri­ando em você a justiça, santidade, verdade, fidelidade--tudo quanto é bom e gracioso.
            E quando isto se dá, sua observância do sábado representará alguma coisa, porque o sábado é um memo­rial da Criação--o sinal de que aquele que o observa conhece o Criador e está familiarizado com o processo da criação. Mas tão certamente quanto você é um evolucionista, a sua observância do sábado é uma fraude.
            A menos que reconheça a Palavra de DEUS dia após dia como um energia criativa em sua vida, a sua ob­servância do sábado é uma fraude, porque o sábado é um memorial da criação. É um "sinal entre mim e vós, para que saibais que Eu sou o SENHOR vosso DEUS", o criador de todas as coisas.
            No segundo capítulo de Efésios, versos oito a dez, lemos: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de DEUS; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura Dele, cria­dos em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas".
            Você não deve esperar obter quaisquer boas obras de si próprio. Tem estado tentando. O evolucionista tenta e está sempre tentando sem conseguir realizar. Por que prosseguir tentando realizar boas obras, quando você sabe que falhará? Ouça. Nunca haverá qualquer coisa boa em você de qualquer tipo de agora até o fim do mundo, exceto se forem ali criadas pelo próprio Criador, por Sua Palavra, que tem nela energia criativa. Não se esqueça disso. Você deseja andar em boas obras quando deixar este recinto? Isso somente se realizará se for criado em JESUS CRISTO para aquelas boas obras. Pare de tentar. Olhe para o Criador e receba a Sua palavra criativa. "Que a Palavra de DEUS habite em vós ricamente", então aquelas boas obras aparecerão; você será um cristão. Daí, em vista de que vive com o Criador e  está na presença da energia criativa, desfrutará aquela paz agradável e serena, e força genuína e progresso que caracterizam um cristão.
            Quando Ele lhe diz que você é "feitura Dele, criado em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS de antemão preparou para que andássemos nelas", então reconhece o Criador, reconhece somente as boas obras que são criadas em você, não dando nenhuma atenção a qualquer obra que não seja ali criada, porque nada há bem a não ser o que é criado pelo SENHOR.
            Agora você é criado em CRISTO JESUS. Ele assim o diz. Agradeça-lhe que assim é. O quê! Você será um evolucionista neste verso? Aqui está no tempo presente, "somos feitura Dele". Somos criados em CRISTO JESUS para as boas obras. É você? A palavra é pronunciada. É a palavra criativa. Quanto tempo permitirá que se passe entre a Palavra de DEUS e sua criação como um novo ser? Da criação, no princípio, você disse que qualquer ho­mem que permite até mesmo que se passe um minuto entre a Palavra e o fato é um evolucionista. O que é você agora com respeito a essa Palavra de DEUS, que cria homens em CRISTO JESUS para as boas obras? Você é aqui um evolucionista? Venha, sejamos todos criacionistas.
            Não vê você que desta maneira não requererá um longo e tedioso processo para ser tornado novo a fim de encontrar o SENHOR em glória? Tantas pessoas estão olhando para si próprias. Sabem que, na natureza das coi­sas deve levar tempos extraordinariamente longos para aprontar-se a fim de encontrá-Lo. Se for realizado por evo­lução, jamais terá cumprimento. Mas quando é feito por criação, será tão certo quanto rapidamente realizado. Essa Palavra a que me referi antes é aquela que todos aqui podem tomar para si próprios. "Enquanto tantos estão especulando sobre o mistério da fé e santidade, poderiam resolver a questão proclamando ao redor [por declarar], 'JESUS CRISTO é minha porção para sempre'".
            Tem notado o quanto temos sido evolucionistas? Desistiremos? Venham agora, sejamos criacionistas e superemos isso. Sejamos observadores do sábado verdadeiramente. Creiamos no SENHOR. Ele fala de perdão. Ele fala de um coração limpo. Ele fala de santidade; Ele a cria. Permita-O criá-la em você. Pare de ser um evolucio­nista e permita que a Palavra criativa opere por você; permita que a palavra criativa opere em você aquilo que a Palavra profere, e antes que deixe este recinto, DEUS  pode prepará-lo para que O encontre. Verdadeiramente, nesse mesmo ato você O encontra. E quando O tiver assim encontrado e realmente O encontra cada dia, não esta­rá então pronto para o encontro final? Crê nisso? Você crê que Ele fez os mundos quando falou, que luz veio mediante Sua palavra quando Ele falou, e que o leproso foi "imediatamente" purificado quando Ele falou, mas no seu próprio íntimo você julga que tempo considerável deve decorrer entre a ocasião em que a Palavra é proferida e o fato tem cumprimento. Oh, por que há de ser um evolucionista? Criação, criação, essa é a coisa.
            Você e eu temos que convidar pessoas para a ceia; temos de dizer às pessoas: "Vinde, porque tudo está pronto". Como posso dizer a alguém que todas as coisas estão agora prontas, quando eu próprio não estou pronto? É uma falsidade, para início de conversa. Minhas palavras não o alcançarão. Tratam-se de um mero som vazio. Mas, ó, quando há nesse chamado a energia criativa da Palavra que nos fez prontos, que nos purificou do pecado, que nos criou para as boas obras, que nos sustém como o sol é sustentado no percurso que DEUS lhe designou--então quando saímos e dizemos para o mundo que jaz na iniqüidade, "Vinde, porque tudo está agora pronto", eles ouvirão. Eles perceberão no chamado a entonação da voz do Bom Pastor, e se alegrarão em vir a Ele em busca de energia criativa para si próprios, a fim de se fazerem novas criaturas e prepararem-se para a ceia a que têm sido chamados.
            É neste ponto que nos achamos na história humana. A marca de DEUS está sendo posta sobre as pessoas. Mas, lembrem-se. Ele jamais colocará a Sua marca sobre alguém que não foi purificado de toda contaminação. DEUS não colocará o Seu selo sobre algo que não seja genuíno, que não seja bom. Pedir-Lhe-ia você que Ele pu­sesse o Seu selo sobre justiça que é inteiramente injustiça? Você não teria a ousadia de fazê-lo. Você sabe que Ele é por demais justo para praticar tal coisa. Então Ele deve purificar você de modo a que possa pôr o Seu selo sobre a Sua própria obra. Ele não pode colocar o Seu selo sobre a sua obra. O Seu selo pertence somente a um docu­mento que Ele próprio aprovou. Permita-Lhe escrever o Seu caráter sobre o seu coração e então Ele poderá im­primir-lhe o Seu selo ali. Ele pode escrever o Seu selo de aprovação sobre o seu coração, somente quando a Sua palavra criativa cumpriu o Seu propósito em seu coração.
            Você pode ver diante de que Presença está; pode ver em certa medida quanto tempo levaria para esgotar um tema como este. Mas, irmãos, quando paramos, paremos na presença da criação. Não sejamos mais evolucio­nistas. Não permitamos que se passe um instante entre a Palavra de DEUS falada a você e o cumprimento do fato em você. Assim, vivendo na presença da criação, caminhando com o Criador, sustido pelo poder criativo, inspi­rado pela energia criativa--por que, com um povo tal como esse, DEUS pode mover o mundo num pequeno espaço de tempo.
            Se a princípio julgou ser isto um assunto estranho para uma ocasião como esta hoje [tratava-se do culto de encerramento da semana de oração] você pode agora ver que é uma verdade estritamente presente. Há somente os dois caminhos. Não existe meio termo. Todo homem e mulher no mundo é criacionista ou evolucionista. A evolução representa infidelidade; é morte. A criação é cristianismo; é vida. Escolha a Criação, cristianismo, e Vida, para que possa viver. Sejamos criacionistas somente e criacionistas para sempre. E que o povo todo diga, Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário