A mensagem de Waggoner e Jones

Todos os sermões e livros escritos sobre Waggoner e Jones em português que a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a IASD movimento de reforma escondem de seus membros.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

COMO OBTER CONHECIMENTO


COMO OBTER CONHECIMENTO
E. J. Waggoner

            "Grita na rua a sabedoria, nas praças levanta a sua voz; do alto dos muros clama, à entrada das portas e nas cidades profere as suas palavras: Até quando, ó néscios, amareis a necedade? e vós, escarnecedores, deseja­reis o escárnio? e vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o Meu ESPÍRITO e vos farei saber as Minhas palavras". Prov. 1:20-23.
            Esta é a linguagem do SENHOR JESUS CRISTO, "em Quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos". Col. 2:3. Isso significa que não há nada, seja do tipo que for, digno de ser chamado de sabedoria que não se ache em CRISTO. Leia I Cor. 1:22-24: "Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a CRISTO crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a CRISTO, poder de DEUS e sabedoria de DEUS". Ou se­ja, a sabedoria que os gregos buscavam está contida somente em CRISTO. Em vista de que a procuravam em si pró­prios, e não em CRISTO, a sabedoria que possuíam tornou-se loucura. Fora de CRISTO é impossível encontrar verda­deira sabedoria.
            A verdadeira sabedoria consiste em conhecer a DEUS. "Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me conhecer e saber que Eu sou o SENHOR, e faço misericórdia, juízo e justiça na Terra; porque destas coisas Me a­grado, diz o SENHOR". Jer. 9:23, 24. Conhecer a DEUS é a soma de todo conhecimento científico; pois CRISTO, que é a única manifestação de DEUS, é a Fonte de toda criação. "t profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de DEUS! Quão insondáveis são os Seus caminhos!" "Porque Dele e por meio Dele e para Ele são todas as coisas". Rom. 11:33,36. CRISTO é o princípio, a cabeça, ou fonte, da criação de DEUS. Ele é "o pri­mogênito de toda a criação". Col. 1:15. "Pois Nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a Terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio Dele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas, Nele tudo subsiste". Col. 1:16,17. Portanto, o estudo de ci­ência natural deve começar e terminar com o estudo de DEUS em CRISTO.
            Mas CRISTO é a justiça de DEUS. A justiça é o caráter de DEUS. Portanto, ninguém pode conhecer a DEUS sem conhecer a Sua justiça; e assim o estudo da verdadeira ciência revela a justiça de DEUS. E esta é a sabedoria, pois "o temor do SENHOR é o princípio da sabedoria". Provérbios 1:7. O conhecimento da justiça de DEUS está li­gado ao conhecimento das obras de DEUS que vemos com os nossos olhos, pois o evangelho é o poder de DEUS para a salvação, e o poder de DEUS é visto nas coisas que estão feitas. Romanos 1:16,20. Portanto, quando a Bí­blia fala de sabedoria e conhecimento, significa não só a sabedoria e conhecimento que seriam contados como tais pelos homens, mas também toda a sabedoria e entendimento espirituais.
            Tudo isso resume-se nas palavras de Moisés aos filhos de Israel: "Eis que vos tenho ensinado estatutos e juízos, como me mandou o SENHOR meu DEUS, para que assim façais no meio da Terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente este grande povo é gente sábia e entendida". Deute­ronômio 4:5,6. Aqueles que guardam os mandamentos de DEUS, não meramente em forma, mas de fato, terão sabedoria que inspirará a admiração dos que não reconhecem a fonte do conhecimento.
            E agora que vimos o que é sabedoria, observemos as palavras com que este artigo principia, para ver como pode ser obtida. O SENHOR declara: "Volvei-vos quando de minhas repreensões; eis que derramo o Meu ESPÍRITO em vós e tornarei Minhas palavras conhecidas a vós". Isto é, aqueles que ouvem e atendem às repreensões do SENHOR conhecerão Suas palavras, que são sabedoria: "Porque o SENHOR dá a sabedoria, da Sua boca vem a in­teligência e o entendimento". Prov. 2:6.
            As repreensões do SENHOR são pelo ESPÍRITO do SENHOR, e são dadas, não para o propósito de nos pertur­bar com nossas falhas, nem para o propósito de nos levar a gemer de terror diante Dele, mas a fim de que possam volver do pecado para a justiça. Antes de partir, CRISTO prometeu enviar o ESPÍRITO SANTO como o Confortador, e a primeira coisa que haveria de fazer era convencer o mundo do pecado. Isso faz por revelar a justiça de DEUS. Essas repreensões vêm de várias maneiras, segundo o pecado e a peculiaridade da pessoa. Não são simplesmente de uma natureza geral, mas dirigem-se ao indivíduo, assinalando atos específicos de erros, e declarando "tu és o homem".
            É naturalmente uma severa prova para alguém receber uma repreensão severa, porque penetra diretamen­te o eu. Mas não importa quão severa seja, e conquanto o SENHOR tenha permitido que o conhecimento de nossas falhas nos venha mediante uma fonte inamistosa, é parte da sabedoria dar-lhe atenção. Isso significa abandonar o mal e isso somente pode ser feito mediante CRISTO; pois é o sangue de CRISTO somente que purifica de todo pecado. "Se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de JESUS CRISTO, Seu Filho, nos purifica de todo pecado". I João 1:7. A promessa é de que aqueles que se volvem ante a repreensão da sabedoria, terão as palavras da sabedoria a eles tornadas conhecidas.
            Não somente terá tal indivíduo as palavras do SENHOR,--as palavras da sabedoria,--a ele referidas, mas as terá por ele conhecidas. Nisso é encontrado o segredo do fracasso de tantos para entenderem a Bíblia. Estão aca­riciando algum pecado, ou não se dispõem a observar todos os mandamentos de DEUS, e, conseqüentemente, não podem conhecer o significado das palavras de sabedoria. O eu se posta no caminho. CRISTO disse que se algum homem tivesse o propósito de realizar a vontade de DEUS, conheceria a doutrina. João 7:17. Guia os humildes na justiça, e ensina aos mansos o seu caminho".
            Certamente o resultado vale tudo quanto custa, conquanto a lição seja probante. A dor vem somente em permitir que o eu prevaleça. Quando alguém se submete plenamente ao SENHOR, as repreensões do SENHOR são agradáveis. Quando o eu está morto, não pode ferir-se com elas. Então, em lugar de lamentar a repreensão, devi­do ao orgulho ferido, ou mesmo em desespero, se deleitará com o crescente conhecimento de DEUS. Tente-o todos quantos desejam compreender a Bíblia. Que suas dúvidas sejam levadas ao vento. Que sua própria tola sabedoria, que os levaria a hesitar em receber a Palavra de DEUS, se for contrária a suas opiniões pré-concebidas, dê lugar à mansidão da sabedoria. Em resumo, façam com que suas opiniões se vão embora, e não tentem tirar conclusões segundo a sua própria sabedoria, mas permitam que DEUS lhes ensine a cada passo do caminho. Quando não pude­rem ver como certa declaração se harmoniza com outra, não se impacientem e comecem a duvidar, mas esperem com fé, e DEUS lhe explicará. Não temam esperar por um pouco. Pode ser que o SENHOR tenha alguma outra lição para que aprendam antes que possam entender esta. Mas enquanto aguarda, esperem somente no SENHOR, e Suas palavras se explicarão. "Pondera o que acabo de dizer, porque o SENHOR te dará compreensão em todas as coisas". 2 Timóteo 2:7.
;subjug+� eؿ�  � ticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam bocas de leões, extinguiram a violência do fogo, es­caparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos". E isso não se limita aos tempos antigos. Quem desejar, há de encontrar abundância de testemunho quanto ao fato de que DEUS é "socorro bem presente na angústia". Milhares podem testificar de orações respondidas em maneiras tão extraordinárias ao ponto de não res­tar mais dúvidas de que DEUS responde as orações em maior medida do que o governo dos Estados Unidos leva a correspondência que lhe é confiada.
            2. O DEUS em quem confiamos tem como negócio o responder orações, e proteger e cuidar de Seus súdi­tos. "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos porque as Suas misericórdias não têm fim". "O SENHOR . . . tem prazer na misericórdia". Miquéias 7:18. "Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais". Jeremias 29:11. Se Ele quebrasse uma de Suas promessas, os homens deixariam de crer Nele. Essa era a base de confiança de Davi. Declarou ele: "Assiste-nos, ó DEUS e Salvador nosso, pela glória do Teu nome; livra-nos, e perdoa-nos os peca­dos, por amor do Teu nome. Por que diriam as nações: Onde está o seu DEUS?" Salmo 79:9, 10.
            3. A existência do governo de DEUS depende do cumprimento de Suas promessas. O cristão tem a segu­rança do governo do universo de que todo pedido legítimo que faz será concedido. O governo existe para a prote­ção dos fracos. Suponhamos agora que DEUS falhasse em cumprir uma de Suas promessas ao mais fraco e mais insignificante indivíduo do mundo; essa única falha destruiria o governo inteiro de DEUS. O universo todo iria imediatamente ser lançado em confusão. Se DEUS devesse quebrar uma de Suas promessas, ninguém no universo poderia ter jamais confiança nelas, e Sua regência chegaria ao fim; pois confiança no poder governante é o único terreno seguro para a obediência. Os niilistas da Rússia não obedecem ao czar porque não confiam nele. Qualquer governo que, através da falha em cumprir suas obrigações, perde o respeito de seus súditos está numa condição de instabilidade. Portanto, o cristão humilde depende da Palavra de DEUS, sabendo que DEUS tem mais a perder do que ele. Se tal coisa, como DEUS falhar em cumprir Sua Palavra, fosse possível, o cristão perderia somente a sua vida, mas DEUS perderia o Seu caráter, a estabilidade de Seu governo, e o controle do universo.
            Ademais, aqueles que depositam confiança no governo humano, ou em qualquer instituição de homens, estão sujeitos a serem desapontados. Com as melhores das intenções, erros serão cometidos, porque os homens são falíveis. Mas para o cristão, a firme segurança é dada: "Não há outro, ó amado, semelhante a DEUS! que ca­valga sobre os céus para a tua ajuda, e com a Sua alteza sobre as nuvens. O DEUS eterno é a tua habitação, e por baixo de ti estende os braços eternos". Deuteronômio 33:26,27. O Seu poder é demonstrado na criação. As coisas que Ele fez atestam de Seu eterno poder e Divindade. Quanto mais poderoso for o governo, maior a confiança nele. Então, o que é mais razoável do que termos confiança implícita no DEUS a quem a Natureza e a Revelação combinadas declaram ser onipotente, eterno e imutável?
            Se eu devesse expressar a um incrédulo as minhas dúvidas quanto à integridade de um de seus amigos, ele diria: "Isso é porque você não o conhece; apenas faça uma experiência com ele e verá que é tão confiável quanto o aço". Esta seria uma boa resposta; e assim dizemos ao infiel que duvida das promessas de DEUS: "Oh! provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que Nele se refugia. Temei o SENHOR, vós os Seus santos, pois nada falta aos que O temem". Salmo 34:8,9. Que direito tem alguém de duvidar das promessas ou do poder de DEUS antes que lhe ponha à prova? E nesse caso, que direito tem alguém de duvidar de DEUS, uma vez que todos estão provando o Seu poder e bondade a cada momento da vida?
            Em II Coríntios 1:18-20 encontramos as seguintes positivas declarações: "Antes, como DEUS é fiel, a nossa palavra para convosco não é sim e não. Porque o Filho de DEUS, CRISTO JESUS, que foi por nosso intermédio anunciado entre vós, isto é, por mim e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim. Por­que quantas são as promessas de DEUS tantas têm nele o sim; porquanto também por Ele é o amém para glória de DEUS, por nosso intermédio".
            Neste fato somente pode o pecador encontrar qualquer confiança em aproximar-se de DEUS. "JESUS CRISTO, é o mesmo ontem, hoje e para sempre" é a única esperança do pecador. Não é para melindrá-lo, nem para glo­riar-se em desapontá-los, que o gracioso chamado é dado aos homens. "Ah! todos vós os que tendes sede, vinde às águas; e vós os que não tendes dinheiro, vinde comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite". Isaías 55:1.
            Diz JESUS: "O que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora" (João 6:37); e Paulo declara que Ele "pode salvar também totalmente os que por Ele se chegam a DEUS". Hebreus 7:25. E o mesmo apóstolo ainda diz:
            "Tendo, pois, a JESUS, o Filho de DEUS, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi Ele tentado em todas as coisas à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confia­damente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna". Hebreus 4:14-16.
            Novamente lemos: "De fato, sem fé é impossível agradar a DEUS, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de DEUS creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam". Hebreus 11:6. A fé, portanto, e a ousadia são características que o SENHOR deseja que aqueles que a Ele vão manifestem. Esses pensa­mentos são sugeridos pela leitura de um velho hino, cujas primeiras três estrofes assim rezam:
            "Vem, humilde pecador, em cujo peito
                        milhares de pensamentos giram;
            Vem com tua culpa e temor opressores,
                        e toma esta última resolução:
            "Irei a JESUS, conquanto os meus pecados
                        semelhantes a montanhas me cerquem;
            Conheço Suas cortes em que adentrarei,
                        seja o que opor.
            "Prostrado me lançarei perante o Seu trono,
                        e ali minha culpa confessarei;
            Dir-Lhe-ei que sou um miserável perdido
                        sem a Sua soberana graça".
            Isso é bom; nenhuma resolução melhor poderia possivelmente ser feita; é somente o que DEUS deseja que cada pecador faça. Ele declara:
            "Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto. Deixe o perverso o seu cami­nho, o iníquo os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que Se compadecerá dele, e volte-se para o nosso DEUS, porque é rico em perdoar". Isaías 55:6,7.
            Esta é a linguagem da segurança positiva. Que, pois, diremos ao sentimento expresso na quarta estrofe do hino acima referido? Assim reza:
            "Talvez Ele admita a minha súplica,
                        Talvez ouvirá minha oração;
            Mas se eu perecer, pedirei,
                        E perecerei somente ali".
            Tal linguagem pode ser escusável em alguém que nada sabe sobre DEUS; mas foi pronunciada por alguém que tem conhecido a DEUS, ou, antes, é conhecido por DEUS e pode ser considerado somente como um desafio à Palavra de DEUS. O pecador é exortado a lançar-se prostrado perante DEUS, confessar os seus pecados, e suplicar misericórdia, e então é "encorajado" com o pensamento de que talvez DEUS ouça a sua oração, e admita o seu rogo. Não é dessa maneira que DEUS encoraja aqueles que estão enfermos de pecado. Diz o discípulo amado: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça". I João 1:9. Ele promete que "terá misericórdia" e que "perdoa abundantemente" os que volvem-se a Ele confessan­do e abandonando os seus pecados.
            Não há coisa tal como "talvez" com DEUS. Suas promessas ao penitente, e Suas ameaças aos impenitentes são igualmente positivas. "Quem, porém, não crer será condenado". Marcos 16:16. Ao errante Ele declara: "En­tão Me invocareis, passareis a orar a Mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-Me-eis, e Me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração". Jeremias 29:12,13. Novamente diz: "Não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; Eu, o SENHOR, falo a verdade, e proclamo o que é direito". Isaías 45:19.
            CRISTO declara: "Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas". Mateus 11:28,29. Não há "talvez" a respeito disso.
            "DEUS é amor"; Ele Se tem revelado a nós como um DEUS que tem "deleite na misericórdia". A garantia disso é achada no fato de que JESUS morreu por nós; "DEUS prova o Seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter CRISTO morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Romanos 5:8. E "Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, antes, por todos nós O entregou, porventura não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?" Roma­nos 8:32. "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação, que CRISTO JESUS veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal". I Timóteo 1:15. Sendo que Ele veio para esse expresso propósito, como pode haver qualquer dúvida sobre o receber Ele os que humildemente a Ele vão?
            Quando a rainha Ester foi instada a comparecer perante o rei Assuero rogar pela vida de seu povo, ela a princípio recusou, porque representava morte comparecer perante ele sem ter sido convocada, mas finalmente ela cedeu, declarando: "Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci". Ester 4:16.
            Assuero (Xerxes) era um rei pagão, e um déspota intolerante. Ao comparecer perante ele a rainha tinha a vida nas mãos. Mas nosso DEUS estendeu o Seu cetro a nós; Ele deseja que vamos, e insiste conosco para irmos. "Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR DEUS, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" Ezequiel 33:11. "O ESPÍRITO e a noiva dizem: Vem. Aquele que ouve diga: Vem. Aque­le que tem sede, venha, e quem quiser receba de graça da água da vida". Apocalipse 22:17.
            Dissemos que não há coisa tal como "talvez" com DEUS. Tiago declara que com Ele não há "mudança, nem sombra de variação". Então os que vão a Ele, em dúvida se receberão aquilo por que pediram, devem desa­gradá-Lo, porque refletem a respeito de Sua veracidade. Que DEUS se desagrada daquele que duvida está evidente em Hebreus 11:6, e também das seguintes palavras:
            "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a DEUS, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhan­te à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do SENHOR alguma coi­sa". Tiago 1:5-7.
            O homem que julga que "talvez" DEUS ouça a sua oração, pensa que "talvez" não o faça; tal indivíduo não pode pedir em fé, sem vacilar, e conseqüentemente não pode receber nada. A única maneira de ir é ousada­mente. O violento toma o reino de DEUS pela força.
            Um pensamento mais. DEUS agrada-Se de que a Ele vamos com confiança, porque revela que cremos no que dizemos; e Sua própria glória depende do cumprimento de Suas promessas. Declara Paulo: "Mas DEUS, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com CRISTO,--pela graça sois salvos, e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em CRISTO JESUS; para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para conosco, em CRISTO JESUS". Efésios 2:4-7. Isto é, DEUS tenciona exibir-nos por toda a eternidade como evidência da suprema riqueza de Sua graça; as almas que são salvas representarão um eterno troféu de sua imutável bondade; como, então, se pode imaginar que Ele não ouvirá a oração da alma contrita, com quem tem declarado que se apraz. 
            Arrependeu-se de seus pecados? Odeia-os, e anseia por uma vida melhor? Já os tem confessado? Então valha-se da garantia da Palavra de DEUS como evidência de que seus pecados estão perdoados, e que você tem di­reito à paz com DEUS mediante Nosso SENHOR JESUS CRISTO. Então poderá dizer com o profeta: "Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que Te iraste contra mim, a Tua ira se retirou, e Tu me consolas. Eis que DEUS é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico; Ele Se tornou a minha salvação". Isaías 12:1,2.

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